Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação

Autores

  • Marcus Vinícius Correa de Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-1473-0912

Resumo

Proponho neste texto uma análise das relações decisivas, para a cultura
ocidental, entre mimese e educação. Em minha perspectiva, esses termos
são mesmo indissociáveis no exercício do ato educador, na medida em que,
ao longo do desdobramento dos esforços formativos durante a trajetória
ocidental nos últimos dois mil anos, o signifi cado polissêmico do termo
mimese ultrapassou em muito sua tradução consagrada como “imitação”,
defi nindo aspectos cruciais do que se entende como educação.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Correa de Carvalho, M. V. (2019). Mimese: sobre processos de conhecimento, representação artística e formação na história da educação. Educar Em Revista, 35(73), 15–31. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62733

Edição

Seção

Dossiê Temático