Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os

Autores

  • Zilene Pereira Soares Universidade Federal de Goiás
  • Simone Souza Monteiro Fundação Oswaldo Cruz / FIOCRUZ

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Ensino de Ciências

Resumo

A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola
(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na prática
pedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental no
Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagem
qualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o curso
contribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementação
de atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalaram
para a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação e
de iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.
Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entraves
diversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionais
que lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, ainda
que em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,
apontando para o início da construção de uma sociedade mais justa
e igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quase
que exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentar
todas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se que
esse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,
desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação de
pesquisas na área de Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Zilene Pereira Soares, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Educação em Ciências

Instituto de Ciências Biológicas

Universidade Federal de Goiás

Simone Souza Monteiro, Fundação Oswaldo Cruz / FIOCRUZ

Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde

Instituto Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Pereira Soares, Z., & Souza Monteiro, S. (2019). Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os. Educar Em Revista, 35(73), 287–305. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61432

Edição

Seção

Demanda Contínua