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Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafi os

Zilene Pereira Soares, Simone Souza Monteiro

Resumo


A pesquisa analisou a infl uência do curso Gênero e Diversidade na Escola
(GDE) sobre a abordagem das temáticas gênero e sexualidade na prática
pedagógica de 12 professores/as de Ciências do Ensino Fundamental no
Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi orientada por uma abordagem
qualitativa, e a partir de entrevistas semiestruturadas constatou-se que o curso
contribuiu para ampliar a visão dos/as docentes acerca da construção sociocultural das identidades sexuais e de gênero, e subsidiou a implementação
de atividades sobre o tema no contexto escolar. Os depoimentos assinalaram
para a necessidade de formação continuada de profi ssionais da educação e
de iniciativas de consolidação das ações dentro das instituições escolares.
Revelaram as difíceis condições de trabalho, falta de incentivos e entraves
diversos que aumentam o sentimento de isolamento entre esses profi ssionais
que lutam por modifi car uma realidade. Contudo, pequenas iniciativas, ainda
que em diferentes intensidades, trazem contribuições importantes ao cotidiano,
apontando para o início da construção de uma sociedade mais justa
e igualitária. Conclui-se que inserir o tema em sala de aula depende quase
que exclusivamente da disposição pessoal do/a professor/a em enfrentar
todas as adversidades na afi rmação dos direitos de igualdade. Espera-se que
esse trabalho possa contribuir para a transformação das práticas escolares,
desestabilizando padrões pré-concebidos, além de ampliar a divulgação de
pesquisas na área de Ensino de Ciências.


Palavras-chave


Sexualidade; Gênero; Ensino de Ciências

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