Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos

Autores

  • Zizi Trevizan Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
  • Alex Sandro Gomes Pessoa Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Psiquismo, Linguagem, Autismo, Semiótica, Contextos educativos

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo de caso que evidencia o modo de funcionamento do pensamento e da linguagem de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), apontado como possíveis mediações, foram incluídas nos contextos educativos da criança. Este texto emergiu de resultados obtidos de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pela primeira autora deste artigo, no período de 2015-2017. Trata-se de uma investigação qualitativa que, na sua totalidade, analisou os modos específicos de funcionamento do psiquismo e da linguagem de quatro crianças: um adolescente e dois adultos com TEA. Para tanto, priorizaram-se os dados referentes a uma das quatro crianças: um menino com sete anos de idade. A interpretação dos dados ocorreu com base nos pressupostos da análise semiótica bakhtiniana e vygotskyana. Os resultados apontam que a relação do autista com o mundo é mais complexa, por ser mais direta do que mediada, gerando, portanto, transtornos de linguagem e, consequentemente, de comunicação e de interação social. Esses transtornos podem ser amenizados por processos culturais de materialização dos significados dos signos, inscritos nos discursos dos seus interlocutores.

Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Doutorado e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras - FCL/ Assis (SP.). Professora e pesquisadora do Departamento de Literaturas de Língua Portuguesa no Mestrado e no Doutorado em Letras (FCL/UNESP), Assis (SP.), até 1990. Professora aposentada pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) em Presidente Prudente (SP.), em 1995. Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005/ 2013) e Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária (2001/2011) na Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE , Presidente Prudente (SP.). Atualmente, é Professora e Pesquisadora do Curso de Mestrado em Educação da UNOESTE. É autora e coautora de vários livros e artigos científicos nas áreas de Educação e de Linguística, Letras e Artes. Experiência em pesquisa focada em Semiótica e Educação: Ensino Aprendizagem de Linguagens Verbais e Visuais. Participação atual em Grupos de Pesquisa e de Estudos: Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, Universidade do Oeste Paulista/ UNOESTE ? Presidente Prudente (SP.): Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem - ações e interações. Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), cadastrado no CNPq, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente (SP.), com participação no Grupo de Estudo: Formação de Professores e As Relações entre As Práticas Educativas em Leitura, Literatura e Avaliação do Texto Literário. Membro Associado Efetivo do Grupo de Estudos Discursivos (GED), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Assis (SP.).

Alex Sandro Gomes Pessoa, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Psicólogo (UNOESTE), Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realizou estágio de doutoramento na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney (Austrália). Pós-Doutor em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa com População em Situação de Vulnerabilidade Social (GPPVS). Representante Latinoamericano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (Resilio). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Autor de artigos e capítulos de livros sobre a temática da violência sexual, desenvolvimento humano em situação de risco social e pessoal, práticas educativas e processos de resiliência em adolescentes em conflito com a lei.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

Trevizan, Z., & Pessoa, A. S. G. (2018). Psiquismo, linguagem e autismo: contribuições da semiótica nos contextos educativos. Educar Em Revista, 34(71), p. 241–258. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59074

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