Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte

Autores

  • Tânia Mara Pedroso Muller Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Livro didático, Estado da Arte, Educação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Muller, T. M. P. (2018). Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar Em Revista, 34(69), p. 77–95. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232

Edição

Seção

Dossiê Temático