Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental

Autores

  • Marlene Cainelli

Palavras-chave:

Educação Histórica, Ensino, aprendizagem, Ensino de História, Historical Education, Teaching, learning, History Teaching

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto de pesquisa Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento histórico, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento das noções temporais.

Downloads

Como Citar

Cainelli, M. (2006). Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental. Educar Em Revista, p. 57–72. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5548

Edição

Seção

Dossiê Temático