Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no ensino fundamental

Marlene Cainelli

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir o desenvolvimento parcial do projeto
de pesquisa Educação Histórica: iniciando crianças na arte do conhecimento
histórico, que vem sendo realizado em uma escola particular, com alunos
de oito anos que estão na segunda série do ensino fundamental. Pretende-se
analisar os resultados da pesquisa empírica realizada no ano de 2005. Tendo
por base este estudo e também pesquisas realizadas em outros países apresentamos
aqui reflexões sobre as perspectivas do ensino de história com
crianças. Neste primeiro momento o trabalho com as crianças priorizou as
narrativas, as relações com objetos no presente e no passado e o desenvolvimento
das noções temporais.

Palavras-chave


Educação Histórica; Ensino; aprendizagem; Ensino de História; Historical Education; Teaching; learning; History Teaching

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021