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Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos

Hilary Cooper

Resumo


Este trabalho tece considerações sobre como podemos ajudar crianças pequenas
a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma genuína
investigação histórica. Define os processos chaves do pensamento histórico
em qualquer nível, tais como: a discussão de causas e efeitos das mudanças
ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de fontes históricas
para construir justificativas sobre o passado, utilizando-se vocabulário especializado
e compreendendo porque as justificativas históricas podem diferir,
mas serem igualmente válidas. Considera formas nas quais as teorias
construtivistas de aprendizagem de Piaget, Vigotsky, Bruner, e pesquisas
baseadas nos trabalhos destes autores, podem ser aplicadas à História, desde
a mais tenra infância, e em formas crescentes de complexidade. Discute a
importância de aprender História como uma dimensão dos anos iniciais da
educação, de maneira que possua múltiplas perspectivas e seja significativa
para as crianças; que permita que as crianças formulem hipóteses, avaliem,
sustentem idéias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que, às
vezes, não há respostas certas. Sugere contextos familiares nos quais as
crianças possam iniciar a discussão de causas e efeitos de mudanças ao longo
do tempo, fazer inferências sobre uma variedade de fontes históricas, bem
como construir e comparar interpretações sobre o passado, compreendendo
o motivo pelo qual elas podem variar. Discute que o aprendizado sobre o
passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. O trabalho é concluído com trechos de diálogos que ilustram a progressão do
raciocínio das crianças sobre o passado.

Palavras-chave


Ensino de História; Educação Histórica; Construtivismo; Teaching History; Historical Education; Constructivist

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