Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos
Palabras clave:
Ensino de História, Educação Histórica, Construtivismo, Teaching History, Historical Education, ConstructivistResumen
Este trabalho tece considerações sobre como podemos ajudar crianças pequenas a se relacionarem com o passado por meios que reflitam uma genuína investigação histórica. Define os processos chaves do pensamento histórico em qualquer nível, tais como: a discussão de causas e efeitos das mudanças ao longo do tempo; a realização de inferências a partir de fontes históricas para construir justificativas sobre o passado, utilizando-se vocabulário especializado e compreendendo porque as justificativas históricas podem diferir, mas serem igualmente válidas. Considera formas nas quais as teorias construtivistas de aprendizagem de Piaget, Vigotsky, Bruner, e pesquisas baseadas nos trabalhos destes autores, podem ser aplicadas à História, desde a mais tenra infância, e em formas crescentes de complexidade. Discute a importância de aprender História como uma dimensão dos anos iniciais da educação, de maneira que possua múltiplas perspectivas e seja significativa para as crianças; que permita que as crianças formulem hipóteses, avaliem, sustentem idéias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que, às vezes, não há respostas certas. Sugere contextos familiares nos quais as crianças possam iniciar a discussão de causas e efeitos de mudanças ao longo do tempo, fazer inferências sobre uma variedade de fontes históricas, bem como construir e comparar interpretações sobre o passado, compreendendo o motivo pelo qual elas podem variar. Discute que o aprendizado sobre o passado é parte integrante do desenvolvimento social, emocional e cognitivo. O trabalho é concluído com trechos de diálogos que ilustram a progressão do raciocínio das crianças sobre o passado.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

