Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância

Autores

  • Lúcia Schneider Hardt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosana Silva de Moura Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Tarefa do pedagogo, interrupção, criação

Resumo

Nosso propósito neste texto é o de apresentar alguns aspectos de uma experiência desenvolvida em educação na modalidade EAD, tendo em vista a figura do coordenador pedagógico. A partir de uma perspectiva filosófica procuramos incidir nossa análise para além do aspecto formal do relato da experiência, buscando significação para as práticas pedagógicas através da incorporação de elementos que dizem da dialética entre a interrupção e a criação, presentes nestas práticas. Com o aporte filosófico de Jorge Larrosa, em diálogo com a tradição, adentramos mais fundo na própria ideia de experiência formativa. Nosso intento é o de conferir à experiência sentidos de incompletude, desvio, incerteza, como sendo elementos aparentemente débeis de formação, mas que ampliam a significação do humano e de sua atuação na educação. Diante desta possível radicalidade que nos dá a filosofia, como pensar a tarefa do pedagogo na escola?

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Publicado

2017-06-18

Como Citar

Hardt, L. S., & Moura, R. S. de. (2017). Entre a interrupção e a criação de práticas pedagógicas: a tarefa filosófica do pedagogo na escola para educação a distância. Educar Em Revista, p. 39–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49151

Edição

Seção

Dossiê Temático