As escritas corporais da caixinha de música: educação infantil
Palavras-chave:
corpo, música, educação infantil.Resumo
O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil em Brasília no Distrito Federal com crianças e baseado na expressão corporal no contexto de pertencimento da infância. O objetivo do estudo foi verificar a expressão corporal baseada na escuta musical e na representação e expressão corporais das crianças da Educação Infantil, baseada na relação entre a caixinha de música e a livre expressão como forma de linguagem e de comunicação. Em relação à metodologia utilizada foi um estudo qualitativo - descritivo com o registro da expressão corporal de cada criança. Participaram das atividades crianças na faixa etária média de cinco anos do Jardim II - Turma com 18 crianças (horário vespertino) de Educação Infantil, após autorização dos responsáveis. Como conclusão observou-se que ao contemplar a livre expressão do corpo infantil Ao se expressar a criança poderá se desenvolver de forma mais plena e alegre, possibilitando-a relacionar a dimensão externa com os estímulos apresentados e a dimensão interna, ou seja, o que ela é a partir dos sentidos e significados de sua identidade e ampliando seu senso de pertencimento.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.