Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Avaliação de Programas Sociais, Tecnologia Educacional.

Resumo

O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.

Biografia do Autor

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC) Pesquisador do CNPq

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), especialização em Psicometria (1992) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1993 - bolsista CNPq), doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisador do CNPq (Nível 1D), Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (UFC). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. É consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq).

Carlos Adriano Santos Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC) e Doutor em Educação Brasileira com ênfase em Avaliação Institucional pela Universidade Federal do Ceara (UFC). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceara (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Profissional da UFC (PPAC - Profissional), Vice-Coordenador do mesmo programa para o biênio 2015/2017 (eleito pelo colegiado na reunião do dia 09/11/15) e Editor Associado da CONTEXTUS - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

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Publicado

2017-02-25

Como Citar

Andriola, W. B., & Gomes, C. A. S. (2017). Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica. Educar Em Revista, 33(63), p. 267–288. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230

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