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Educação física, cultura e a produção de significados

Quéfren Weld Cardozo Nogueira

Resumo


O presente texto executa análises que buscam compreender como a Educação
Física realiza discussões, tendo como estratégia central a cultura,
abrindo espaços para se discutir como o significado é também uma construção
cultural. A centralidade da dimensão simbólica da cultura representa
uma forma de análise em que a produção, distribuição e acesso aos
bens culturais estão envolvidos com a maneira como valorizamos ou ignoramos
certos aspectos da vida social. O ponto fundamental dessa discussão
refere-se à compreensão de que os sentidos e significados historicamente
construídos estão inseridos num processo conflituoso em que
relações de poder caracterizam um combate por significado. Nesse combate,
relações sociais são desfeitas e estabelecidas, conhecimentos são
produzidos e distribuídos, políticas são geradas. De posse destas discussões,
a Educação Física passa a ser vista não como uma mera atividade em
que são escolhidas técnicas supostamente livres de coerções, mas como
uma produção e uma política cultural que participa da maneira como os
significados são historicamente constituídos.

Palavras-chave


educação física; cultura; significado; physical education; culture; meaning

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