Educação física, cultura e a produção de significados

Autores/as

  • Quéfren Weld Cardozo Nogueira

Palabras clave:

educação física, cultura, significado, physical education, culture, meaning

Resumen

O presente texto executa análises que buscam compreender como a Educação Física realiza discussões, tendo como estratégia central a cultura, abrindo espaços para se discutir como o significado é também uma construção cultural. A centralidade da dimensão simbólica da cultura representa uma forma de análise em que a produção, distribuição e acesso aos bens culturais estão envolvidos com a maneira como valorizamos ou ignoramos certos aspectos da vida social. O ponto fundamental dessa discussão refere-se à compreensão de que os sentidos e significados historicamente construídos estão inseridos num processo conflituoso em que relações de poder caracterizam um combate por significado. Nesse combate, relações sociais são desfeitas e estabelecidas, conhecimentos são produzidos e distribuídos, políticas são geradas. De posse destas discussões, a Educação Física passa a ser vista não como uma mera atividade em que são escolhidas técnicas supostamente livres de coerções, mas como uma produção e uma política cultural que participa da maneira como os significados são historicamente constituídos.

Cómo citar

Nogueira, Q. W. C. (2005). Educação física, cultura e a produção de significados. Educar Em Revista, 21(26), p. 197–214. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4736

Número

Sección

Demanda Contínua