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Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem

Rosa Maria Bueno Fischer

Resumo


Neste artigo, o propósito é articular o depoimento de jovens de 15 a 25
anos com o que deles falam os diferentes produtos da mídia, especialmente
a televisão. A partir da escuta de estudantes de escolas públicas e
privadas, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de
existência jovem: a construção do outro nos meios de comunicação e a
relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais,
raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel
Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, anormalidade e
modos de subjetivação, discutimos as formas pelas quais a sociedade do
espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos outros
jovens, e como esse processo circula entre estudantes de nível médio e
universitário no meio urbano de Porto Alegre, RS. Para tanto, recorremos
também a autores como Jorge Larrosa e Maria Rita Kehl, com o objetivo
de pensar de que forma se configura na mídia uma espécie de normalidade
jovem. Sugerimos, nas conclusões, que, a partir dos debates e da análise
das produções midiáticas, haveria a possibilidade de pensar outros
modos de existência para grupos juvenis em nossa cultura.

Palavras-chave


mídia; juventude; televisão; diferença; normalidade; cultura; media, youth; television; difference; normality; culture

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