Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem

Autores/as

  • Rosa Maria Bueno Fischer

Palabras clave:

mídia, juventude, televisão, diferença, normalidade, cultura, media, youth, television, difference, normality, culture

Resumen

Neste artigo, o propósito é articular o depoimento de jovens de 15 a 25 anos com o que deles falam os diferentes produtos da mídia, especialmente a televisão. A partir da escuta de estudantes de escolas públicas e privadas, selecionou-se um tema principal para a análise dos modos de existência jovem: a construção do outro nos meios de comunicação e a relação desses grupos com as diferenças sociais, econômicas, geracionais, raciais e étnicas, de gênero e de aparência física. Com apoio em Michel Foucault, particularmente nos conceitos de normalidade, anormalidade e modos de subjetivação, discutimos as formas pelas quais a sociedade do espetáculo e da imagem opera na nomeação e na construção dos outros jovens, e como esse processo circula entre estudantes de nível médio e universitário no meio urbano de Porto Alegre, RS. Para tanto, recorremos também a autores como Jorge Larrosa e Maria Rita Kehl, com o objetivo de pensar de que forma se configura na mídia uma espécie de normalidade jovem. Sugerimos, nas conclusões, que, a partir dos debates e da análise das produções midiáticas, haveria a possibilidade de pensar outros modos de existência para grupos juvenis em nossa cultura.

Cómo citar

Fischer, R. M. B. (2005). Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem. Educar Em Revista, 21(26), p. 17–38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4732

Número

Sección

Dossiê Temático