Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francês

Autores

  • Anik Meunier Université du Québec à Montréal
  • Virginie Soulier Université du Québec à Montréal

Palavras-chave:

Parceria educativa e cultural, programa educativo museal, avaliação, relação entre cultura a patrimônio, adolescentes imigrantes em aulas de aprendizagem de francês

Resumo

Este artigo apresenta a análise de um programa educativo museal concebido e realizado pelo Centre d’histoire de Montréal e pelo Musée de la Personne, direcionado a jovens e adolescentes imigrantes, oriundos de diferentes comunidades culturais e matriculados em classes de aprendizagem de francês. O processo de avaliação se inscreve numa lógica de compartilhamento, estabelecendo-se uma colaboração entre universidade, instituições museais e meio escolar. O trabalho se desenvolve no laboratório de história e patrimônio de Montreal, com vistas à troca de experiências e conhecimentos por parte de atores sociais, tanto do mundo universitário quanto por parceiros culturais. Especificamente, a análise focou na relação entre cultura e patrimônio perceptível no programa, assim como nas modalidades de recepção e apropriação destes conteúdos pelos alunos das escolas participantes.

 

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Meunier, A., & Soulier, V. (2015). Qual a relação entre a cultura e o patrimônio? Uma parceria cultural no contexto museal com o meio escolar de aprendizagem de francês. Educar Em Revista, 31(58), p. 121–145. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/44063

Edição

Seção

Dossiê Temático