Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
Resumo
O artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/os
alunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temas
existentes na sociedade brasileira como um todo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.