Arquitetura e Espaço Escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928)

Autores

  • Marcus Levy Bencostta Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito dos projetos arquitetônicos de edifícios destinados aos grupos escolares construídos na capital do estado do Paraná durante a fase de implantação desse tipo de escola na cidade (1903 – 1928). Para tanto, este estudo analisou diversas fontes, tais como: relatórios, plantas baixas, fotografias escolares, jornais, procurando relacioná-las às discussões historiográficas acerca da cultura escolar.

Biografia do Autor

Marcus Levy Bencostta, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado pela École Nationale Supérieure d´Architecture de Versailles, França (2007-2008), com aperfeiçoamento em Arquitetura Escolar pela Université du Québec à Montréal (2004). É bacharel em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestre em História pela Universidade de São Paulo (1993) e doutor em História pela Universidade de São Paulo (1999). Professor da Universidade Federal do Paraná, desde 1997, pesquisador do CNPq, editor da Educar em Revista e membro do conselho editorial da Revista de História da Educação (ASPHE) e Educação (PUC-RS). Coordenador do GT de História da Educação da ANPED, gestão 2011-2013 e Diretor da Regional Sul da Sociedade Brasileira de História da Educação, gestão 2011-2013. Foi bolsista pesquisador visitante do CNPq na Universidade do Estado de Santa Catarina e na Tel Aviv University, Israel (2011). É membro da comissão de avaliação da área Interdisciplinar II da CAPES na Câmara de Ciências Sociais e Aplicadas e Humanidades, tendo anteriormente participado da comissão de avaliação da Educação da CAPES. Compõe o Comitê Assessor de Área (Ciências Humanas) da Fundação Araucária e atua como consultor ad hoc da FAPESC, FAPITEC, FAPESP, FAPERJ, FAPES, Fundação Fullbright, CAPES e CNPQ. Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Arquitetura Escolar (NEPHArqE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em História da Educação e Modernidade (NEPHEM). Sócio fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação, membership da Society of Architectural Historians e da Association Française des Historiens de l´Architecture e afiliado da Associação dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer. Tem experiência de pesquisa na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Arquitetura Escolar, Culturas Escolares, Fotografias Escolares, Colégios Confessionais.

Downloads

Como Citar

Bencostta, M. L. (2001). Arquitetura e Espaço Escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928). Educar Em Revista, 17(18), p. 103–141. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32820

Edição

Seção

Dossiê Temático