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Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928)

Architecture and school space: thoughts about the implantation process of the first school groups of Curitiba (1903-1928)

Resumos

Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito dos projetos arquitetônicos de edifícios destinados aos grupos escolares construídos na capital do estado do Paraná durante a fase de implantação desse tipo de escola na cidade (1903 - 1928). Para tanto, este estudo analisou diversas fontes, tais como: relatórios, plantas baixas, fotografias escolares, jornais, procurando relacioná-las às discussões historiográficas acerca da cultura escolar.

Arquitetura Escolar; Grupos Escolares; História do ensino primário; Cultura Escolar


This article presents some thoughts related to architectural projects destined to schoolhouses that were built in the capital of Paraná State during the implantation phase of this kind of school in the city (1903- 1928). In order to that, this research analyzed many sources as reports, plans, school photographs, newspapers, trying to relate them to discussions about School Culture historiography.

school architecture; schoolhouses; history of primary teaching; school culture


Arquitetura e espaço escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903-1928)* * Este artigo é resultante de análises decorrentes do projeto: A Imagem Fotográfica no Estudo das Instituições Educacionais: Os Grupos Escolares de Curitiba (1903-1971), financiado pelo CNPq com bolsa produtividade de pesquisa (proc. 300574/99-1), auxílio financeiro para desenvolvimento de projeto individual de pesquisa (proc. 42009/01-1) e duas auxiliares de pesquisa (Annelise F. Leite e Daniela Conceição Stoebel) com bolsas de iniciação científica/ PIBIC. 1 Para um aprofundamento das questões educacionais no debate iluminista consultar BOTO, C. A Escola do Homem Novo. Entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996. 2 No mesmo período, o Inspetor Técnico do Ensino de Minas Gerais, Estevam Oliveira, foi enviado em 1902, pelo governo mineiro a fim de conhecer a experiência dos grupos escolares paulistas. (Cf. FARIA FILHO, L. M. de. Dos Pardieiros aos Palácios. Cultura Escolar e Urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: Editora da UPF, 2000, p. 27). 3 É preciso esclarecer o leitor que na grande maioria dos casos, os relatórios e mensagens do governo que relatam seus feitos e projetos eram apresentados no final de cada ano. Entretanto, a publicação na forma impressa ocorria somente no início do ano subseqüente. Assim, é preciso atentar que a data de publicação de uma fonte desta natureza não corresponde à realidade do ano de publicação, mas ao anterior, o que pode ser comprovado no próprio título do documento. 4 Dia em que se comemora a emancipação do Estado do Paraná da Província de São Paulo, ocorrida no ano de 1853. 5 No documento "Projeto 100 anos Xavier", a justificativa apresentada pelo Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva para as comemorações do centenário é a que se segue: No ano de 2003, o Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva completa 100 anos de existência. Por esse motivo, a direção, corpo docente e funcionários desenvolverão, ao longo deste ano, projetos e atividades que visam estimular o aluno a resgatar a história do Colégio, com o objetivo de levá-los a valorizar o presente pelo conhecimento do passado. Acreditamos ser de fundamental importância promover esta pesquisa, que nos ajudará a entender mais profundamente o caminho percorrido por aqueles que nos antecederam. (PROJETO, 2003, p. 1). Na ocasião, o Jornal Gazeta do Povo, em matéria alusiva ao evento, reforça ainda mais na memória do povo curitibano que o ano de inauguração do prédio, em 1903, é aquele que deu início a história centenária daquela instituição. (GAZETA DO POVO, 6 de junho de 2003). Ademais, a comunidade do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, na noite de 26 de agosto de 2003, abriu solenemente as comemorações do centenário com a presença de ex-professores, ex-alunos e do Secretário de Educação, Maurício Requião de Mello e Silva, que inaugurou a Feira Interdisciplinar Cem Anos. (CONVITE, 2003) 6 O Decreto n.º 2.141, de 14 de novembro de 1911, já tratava desta questão em seu capítulo VI. (Cf. MARQUES, V. R. B. A medicalização da raça: médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Editora da Unicamp, 1994. p. 162 - 163). 7 Sobre a questão dos significados e representações do espaço escolar como objeto de pesquisa histórica consultar VIÑAO (1998). 8 Entre os anos de 1932-1937 é construída uma nova ala com mais três salas de aulas que transformam a planta original em L para U. 9 Trecho do Relatório do Inspetor Escolar da Capital, Cândido Natividade da Silva, encaminhado ao Secretário dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública: "O grupo modelo, em boa hora instituído nesta capital e sob a competente direção do professor Trajano Sigwalt, compreendendo escolhido corpo docente, está prestando à Instrução Pública, apesar do pouco tempo de funcionamento, muito bons serviços. Funciona o grupo modelo com duas secções: masculina e feminina, compreendendo cada secção quatro professores (quatro anos), muitos alunos e professores substitutos. O número de alunos matriculados é de 335 (matrícula útil), sendo a matrícula máxima de 407 alunos de ambos os sexos, obedecendo aos trabalhos escolares o seguinte horário: - de 12 às 16:30, com intervalo de 20 minutos para descanso dos alunos e professores (14:25 às 14:45), para o 2.º, 3.º e 4.º ano, em ambas as secções; para o 1.º ano, há ainda um intervalo de 10 minutos em cada secção. Consignando aqui a excelente impressão que recebi, visitando o grupo modelo, deixo de minuciar a visita." (PARANÁ, 1917a, p. 176). 10 A Escola Oliveira Bello e a Escola Carvalho aparecem na documentação de ensino como grupos escolares somente na década de 1910. 11 Para maiores informações acerca das representações da arquitetura e do espaço da Escola Normal Secundária, atual Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, consultar a dissertação de Marilda Iwaya, pesquisa orientada pelo autor deste artigo. 12 Em 1920, aparece registrado nos Relatórios da Instrução Pública como Grupo Escolar Oliveira Bello e Carvalho. Em 1922, foi autorizada pelo presidente do Estado a construção de mais uma sala no mesmo Grupo. (PARANÁ, 1922, p. 87). 13 Hoje em dia, o prédio onde funcionou o Grupo Escolar Cruz Machado, infelizmente, está sendo ocupado por uma Delegacia de Polícia Civil do Estado do Paraná. 14 Inaugurado no ano de 1911, à Rua Graciosa (atual Av. João Gualberto), foi projetado para ter inicialmente 2 salões (7,40 x 10,5) e um vestíbulo comum (4,70 x 2,40). (PARANÁ, 1910b, p. 25). Em 1965, durante o governo Ney Braga, o grupo foi demolido, dando lugar a um novo prédio, inaugurado em 02 de agosto de 1968 pelo então governador Paulo Pimentel. 15 A abertura de uma porta que estabelece a comunicação interna das 4 salas de aulas e demais dependências do edifício é de 1917 (PARANÁ, 1918, p. 173). 16 Em 1937, o Presidente Pedrosa sofreu uma reforma geral que o levou a perder parte de seus traços originais: "[...] tinha quatro janelas de frente e uma porta no corpo central. Com a reconstrução, num só alinhamento, com seis janelas de frente e uma porta e quatro salas" ( HISTÓRICO do Grupo Escolar Dr. Pedrosa - Portão. Curitiba: Arquivo do Grupo Escolar Dr. Pedrosa, 1937. Mimeog., p. 29). 17 Segundo CARVALHO (2000, p. 15), "Francisco de Paula Ramos de Azevedo teve um papel significativo em seu tempo para a arquitetura paulista. Os edifícios cujos projetos nasceram em seu escritório trouxeram, além da novidade de suas formas, outra contribuição: a dos princípios projetuais segundo os quais foram concebidos."

Architecture and school space: thoughts about the implantation process of the first school groups of Curitiba (1903-1928)

Marcus Levy Albino Bencostta

Doutor em História, Professor da Área Temática de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. E-mail: marcus.levy@pesquisador.cnpq.br

RESUMO

Este artigo apresenta algumas reflexões a respeito dos projetos arquitetônicos de edifícios destinados aos grupos escolares construídos na capital do estado do Paraná durante a fase de implantação desse tipo de escola na cidade (1903 - 1928). Para tanto, este estudo analisou diversas fontes, tais como: relatórios, plantas baixas, fotografias escolares, jornais, procurando relacioná-las às discussões historiográficas acerca da cultura escolar.

Palavras-chave: Arquitetura Escolar; Grupos Escolares; História do ensino primário; Cultura Escolar.

ABSTRACT

This article presents some thoughts related to architectural projects destined to schoolhouses that were built in the capital of Paraná State during the implantation phase of this kind of school in the city (1903- 1928). In order to that, this research analyzed many sources as reports, plans, school photographs, newspapers, trying to relate them to discussions about School Culture historiography.

Key-words: school architecture; schoolhouses; history of primary teaching; school culture.

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PARANÁ. Governador (1915: Albuquerque). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná pelo Exmo. Sr. Dr. Carlos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Estado, ao installar-se a 2.ª Sessão da 12.ª Legislatura em 1.º de Fevereiro de 1915. Curityba: Typ. d'A República, 1915b.

PARANÁ. Governador (1916: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Sr. Dr. Enéas Marques dos Santos, D. D. Secretario de Estado dos Negocios do Interior, Justiça e Instrucção Publica em 31 de dezembro de 1916. Curityba, Typ. d'A República, 1916.

PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Dr. Enéas Marques dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios do Interior, Justiça e Instrucção Publica, Em 31 de Dezembro de 1917. Coritiba: Typ. d'A República, 1917a.

PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Enéas Marques dos Santos, Secretario do Interior, Justiça e Instrucção Publica, pelo Delegado do Ensino e Inspector Escolar Interino da Capital, Candido Natividade da Silva, em 31 de Dezembro de 1917. Coritiba: Typ. d'A República, 1917b.

PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Secretario d'Estado dos Negocios da Fazenda, Agricultura e Obras Publicas, em 31 de dezembro de 1918. Exercicio 1917 - 1918 - Primeira Parte. Coritiba: Typ. d'A República, 1918.

PARANÁ. Governador (1920: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo do Estado pelo Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado do Paraná ao installar-se a primeira Sessão da 15.ª Legislatura em 1.º de Fevereiro de 1920. Curityba: Typ. d'A Republica, 1920.

PARANÁ. Governador (1921: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a 2.ª Sessão da 15.ª Legislatura. Curityba, 1.º de Fevereiro de 1921. Curityba: [s.n.], 1921.

PARANÁ. Governador (1922: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a primeira sessão da 16.ª Legislatura. Curityba: 1.º de fevereiro de 1922. Curityba: [s.n.], 1922.

PARANÁ. Governador (1925: Rocha). Relatório da Secretaria Geral do Estado do Paraná apresentado a sua Excellencia , o senhor doutor Caetano Munhoz da Rocha, digníssimo Presidente do Estado, por Alcides Munhoz, Secretario Geral do Estado, referente aos serviços do exercício financeiro de 1924 - 1925. Curityba, 31 de Dezembro de 1925. Corityba: Livraria Mundial, 1925.

PARANÁ. Governador (1928: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a primeira sessão da 19.ª Legislatura. Curityba: 1.º de fevereiro de 1928. Curytiba: [s.n.], 1928.

PARANÁ. Governador (1929: Camargo). Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná, pelo Presidente Dr. Affonso Alves de Camargo ao installar-se a 2.ª sessão da 19.ª Legislatura. Curityba, 1.ª de Fevereiro de 1929. Curityba: [s.n.], 1929.

REGULAMENTO da Directoria Geral de Saúde Publica do Estado do Paraná. Coritiba: [s.n.]., 1929.

Recebido em 12/04/2001

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  • PARANÁ. Governador (1904: Silva). Mensagem apresentada pelo Exmo. Snr. Dr. Francisco Xavier da Silva - Governador do Estado - ao Congresso Legislativo na 1º Sessão Ordinaria de 7º Legislatura, em 1º de fevereiro de 1904. Curityba: Typ. d'A República, 1904b.
  • PARANÁ. Governador (1904: Silva). Relatorio apresentado ao Exmo. Dr. Secretário do Interior, Justiça e Instrucção Pública pelo Dr. Reinaldo Machado, Director Geral Interino da Instrucção Pública do Estado em 31 de dezembro de 1904. Curytiba: Typ. e Lith. Impressora Paranaense, 1905.
  • PARANÁ. Governador (1906: Lima). Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Bento José Lamenha Lins, D.D. Secretario do Interior, Justiça e Instrucção Publica, pelo Dr. Arthur
  • Pedreira de Cerqueira, Director Geral de Instrucção Publica em 31 de Dezembro de 1906. Curityba: Annibal Rocha & Cia, 1907a.
  • PARANÁ. Governador (1907: Lima). Mensagem ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná dirigida pelo Dr. Vicente Machado da Silva Lima, Presidente do Estado ao installar-se na 2.ª Sessão da 8.ª Legislatura em 1.º de Fevereiro de 1907. Curityba: Annibal Rocha & Cia, 1907b.
  • PARANÁ. Governador (1907: Lima). Relatorio apresentado ao Sr. Dr. Arthur Pedreira de Cerqueira, Director Geral da Instrucção Publica do Estado, pelo Dr. Laurentino de Azambuja, Delegado Fiscal da 1.ª Circumscripção Escolar, em 27 de Dezembro de 1907 Corityba: Typ. d'A República, 1908.
  • PARANÁ. Governador (1910: Silva).Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Coronel Luiz Antonio Xavier, Secretario do Interior, Justiça e Instrução Publica pelo Dr. Jayme Dormund dos Reis, Director Geral Interino de Instrucção Publica do Estado, Em 24 de Novembro de 1909 Curytiba: TYP. d' A República, 1910a.
  • PARANÁ. Governador (1910: Silva). Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado, em 31 de dezembro de 1910, pelo Bacharel Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios de Obras Publicas e Colonização. Curityba: Typ. d'A República, 1910b
  • PARANÁ. Governador (1910: Silva). Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado, Em 31 de dezembro de 1910, pelo Bacharel Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios de Obras Publicas e Colonização. Contracto para construcção do Grupo Escolar nesta Capital entre as ruas Brigadeiro Franco e Silva Jardim.Curityba: Typ. d'A República, 1910b.
  • PARANÁ. Governador (1911: Silva). Relatorio apresentado ao Exmo. Sr. Dr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado, em 31 de Dezembro de 1911, pelo Bacharel Claudino Rogoberto Fe rreira dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios de Obras Publicas e Colonização Curityba: Typ. d'A Republica, 1911.
  • PARANÁ. Governador (1912: Silva). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná pelo Dr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado, ao installar-se a primeira sessão da 11.ª Legislatura em 2 de fevereiro de 1912 Curityba: Typ. d'A República, 1912.
  • PARANÁ. Governador (1913: Albuquerque). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Carlos Carlos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Estado do Paraná pelo Secretario de Negócios de Obras Publicas, Terras e Viação, Dr. Marins Alves de Camargo Curityba: Impressora Paranaense, 1913a.
  • PARANÁ. Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Marins Alves de Camargo, Secretario do Interior, Justiça e Instrucção Publica, pelo Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, Director Geral da Instrucção Publica Coritiba: Typ. do Diario Official, 1913b.
  • PARANÁ. Governador (1915: Albuquerque). Relatorio apresentado ao cidadão Dr. Claudino Rogoberto Ferreira dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios do Interior, Justiça e Instrucção Publica, pelo Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, Director Geral da Instrucção Publica em 31 de dezembro de 1914 Curityba: Typ. do Diario Oficial, 1915a.
  • PARANÁ. Governador (1915: Albuquerque). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná pelo Exmo. Sr. Dr. Carlos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Estado, ao installar-se a 2.ª Sessão da 12.ª Legislatura em 1.º de Fevereiro de 1915 Curityba: Typ. d'A República, 1915b.
  • PARANÁ. Governador (1916: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Sr. Dr. Enéas Marques dos Santos, D. D. Secretario de Estado dos Negocios do Interior, Justiça e Instrucção Publica em 31 de dezembro de 1916. Curityba, Typ. d'A República, 1916.
  • PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Dr. Enéas Marques dos Santos, Secretario d'Estado dos Negocios do Interior, Justiça e Instrucção Publica, Em 31 de Dezembro de 1917 Coritiba: Typ. d'A República, 1917a.
  • PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Enéas Marques dos Santos, Secretario do Interior, Justiça e Instrucção Publica, pelo Delegado do Ensino e Inspector Escolar Interino da Capital, Candido Natividade da Silva, em 31 de Dezembro de 1917 Coritiba: Typ. d'A República, 1917b.
  • PARANÁ. Governador (1917: Camargo). Relatorio apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado, pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Secretario d'Estado dos Negocios da Fazenda, Agricultura e Obras Publicas, em 31 de dezembro de 1918. Exercicio 1917 - 1918 - Primeira Parte. Coritiba: Typ. d'A República, 1918.
  • PARANÁ. Governador (1920: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo do Estado pelo Dr. Affonso Alves de Camargo, Presidente do Estado do Paraná ao installar-se a primeira Sessão da 15.ª Legislatura em 1.º de Fevereiro de 1920 Curityba: Typ. d'A Republica, 1920.
  • PARANÁ. Governador (1921: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a 2.ª Sessão da 15.ª Legislatura. Curityba, 1.º de Fevereiro de 1921. Curityba: [s.n.], 1921.
  • PARANÁ. Governador (1922: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a primeira sessão da 16.ª Legislatura. Curityba: 1.º de fevereiro de 1922. Curityba: [s.n.], 1922.
  • PARANÁ. Governador (1925: Rocha). Relatório da Secretaria Geral do Estado do Paraná apresentado a sua Excellencia , o senhor doutor Caetano Munhoz da Rocha, digníssimo Presidente do Estado, por Alcides Munhoz, Secretario Geral do Estado, referente aos serviços do exercício financeiro de 1924 - 1925 Curityba, 31 de Dezembro de 1925. Corityba: Livraria Mundial, 1925.
  • PARANÁ. Governador (1928: Rocha). Mensagem dirigida ao Congresso Legislativo pelo Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Presidente do Estado, ao installar-se a primeira sessão da 19.ª Legislatura. Curityba: 1.º de fevereiro de 1928. Curytiba: [s.n.], 1928.
  • PARANÁ. Governador (1929: Camargo). Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado do Paraná, pelo Presidente Dr. Affonso Alves de Camargo ao installar-se a 2.ª sessão da 19.ª Legislatura. Curityba, 1.ª de Fevereiro de 1929. Curityba: [s.n.], 1929.
  • REGULAMENTO da Directoria Geral de Saúde Publica do Estado do Paraná Coritiba: [s.n.]., 1929.
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    Este artigo é resultante de análises decorrentes do projeto: A Imagem Fotográfica no Estudo das Instituições Educacionais: Os Grupos Escolares de Curitiba (1903-1971), financiado pelo CNPq com bolsa produtividade de pesquisa (proc. 300574/99-1), auxílio financeiro para desenvolvimento de projeto individual de pesquisa (proc. 42009/01-1) e duas auxiliares de pesquisa (Annelise F. Leite e Daniela Conceição Stoebel) com bolsas de iniciação científica/ PIBIC.
    1 Para um aprofundamento das questões educacionais no debate iluminista consultar BOTO, C.
    A Escola do Homem Novo. Entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996.
    2 No mesmo período, o Inspetor Técnico do Ensino de Minas Gerais, Estevam Oliveira, foi enviado em 1902, pelo governo mineiro a fim de conhecer a experiência dos grupos escolares paulistas. (Cf. FARIA FILHO, L. M. de.
    Dos Pardieiros aos Palácios. Cultura Escolar e Urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: Editora da UPF, 2000, p. 27).
    3 É preciso esclarecer o leitor que na grande maioria dos casos, os relatórios e mensagens do governo que relatam seus feitos e projetos eram apresentados no final de cada ano. Entretanto, a publicação na forma impressa ocorria somente no início do ano subseqüente. Assim, é preciso atentar que a data de publicação de uma fonte desta natureza não corresponde à realidade do ano de publicação, mas ao anterior, o que pode ser comprovado no próprio título do documento.
    4 Dia em que se comemora a emancipação do Estado do Paraná da Província de São Paulo, ocorrida no ano de 1853.
    5 No documento "Projeto 100 anos Xavier", a justificativa apresentada pelo Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva para as comemorações do centenário é a que se segue:
    No ano de 2003, o Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva completa 100 anos de existência. Por esse motivo, a direção, corpo docente e funcionários desenvolverão, ao longo deste ano, projetos e atividades que visam estimular o aluno a resgatar a história do Colégio, com o objetivo de levá-los a valorizar o presente pelo conhecimento do passado. Acreditamos ser de fundamental importância promover esta pesquisa, que nos ajudará a entender mais profundamente o caminho percorrido por aqueles que nos antecederam. (PROJETO, 2003, p. 1). Na ocasião, o Jornal Gazeta do Povo, em matéria alusiva ao evento, reforça ainda mais na memória do povo curitibano que o ano de inauguração do prédio, em 1903, é aquele que deu início a história centenária daquela instituição. (GAZETA DO POVO, 6 de junho de 2003). Ademais, a comunidade do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, na noite de 26 de agosto de 2003, abriu solenemente as comemorações do centenário com a presença de ex-professores, ex-alunos e do Secretário de Educação, Maurício Requião de Mello e Silva, que inaugurou a
    Feira Interdisciplinar Cem Anos. (CONVITE, 2003)
    6 O Decreto n.º 2.141, de 14 de novembro de 1911, já tratava desta questão em seu capítulo VI. (Cf. MARQUES, V. R. B.
    A medicalização da raça: médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Editora da Unicamp, 1994. p. 162 - 163).
    7 Sobre a questão dos significados e representações do espaço escolar como objeto de pesquisa histórica consultar VIÑAO (1998).
    8 Entre os anos de 1932-1937 é construída uma nova ala com mais três salas de aulas que transformam a planta original em L para U.
    9 Trecho do Relatório do Inspetor Escolar da Capital, Cândido Natividade da Silva, encaminhado ao Secretário dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública: "O grupo modelo, em boa hora instituído nesta capital e sob a competente direção do professor Trajano Sigwalt, compreendendo escolhido corpo docente, está prestando à Instrução Pública, apesar do pouco tempo de funcionamento, muito bons serviços. Funciona o grupo modelo com duas secções: masculina e feminina, compreendendo cada secção quatro professores (quatro anos), muitos alunos e professores substitutos. O número de alunos matriculados é de 335 (matrícula útil), sendo a matrícula máxima de 407 alunos de ambos os sexos, obedecendo aos trabalhos escolares o seguinte horário: - de 12 às 16:30, com intervalo de 20 minutos para descanso dos alunos e professores (14:25 às 14:45), para o 2.º, 3.º e 4.º ano, em ambas as secções; para o 1.º ano, há ainda um intervalo de 10 minutos em cada secção. Consignando aqui a excelente impressão que recebi, visitando o grupo modelo, deixo de minuciar a visita." (PARANÁ, 1917a, p. 176).
    10 A Escola Oliveira Bello e a Escola Carvalho aparecem na documentação de ensino como
    grupos escolares somente na década de 1910.
    11 Para maiores informações acerca das representações da arquitetura e do espaço da Escola Normal Secundária, atual Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, consultar a dissertação de Marilda Iwaya, pesquisa orientada pelo autor deste artigo.
    12 Em 1920, aparece registrado nos Relatórios da Instrução Pública como Grupo Escolar Oliveira Bello e Carvalho. Em 1922, foi autorizada pelo presidente do Estado a construção de mais uma sala no mesmo Grupo. (PARANÁ, 1922, p. 87).
    13 Hoje em dia, o prédio onde funcionou o Grupo Escolar Cruz Machado, infelizmente, está sendo ocupado por uma Delegacia de Polícia Civil do Estado do Paraná.
    14 Inaugurado no ano de 1911, à Rua Graciosa (atual Av. João Gualberto), foi projetado para ter inicialmente 2 salões (7,40 x 10,5) e um vestíbulo comum (4,70 x 2,40). (PARANÁ, 1910b, p. 25). Em 1965, durante o governo Ney Braga, o grupo foi demolido, dando lugar a um novo prédio, inaugurado em 02 de agosto de 1968 pelo então governador Paulo Pimentel.
    15 A abertura de uma porta que estabelece a comunicação interna das 4 salas de aulas e demais dependências do edifício é de 1917 (PARANÁ, 1918, p. 173).
    16 Em 1937, o
    Presidente Pedrosa sofreu uma reforma geral que o levou a perder parte de seus traços originais: "[...] tinha quatro janelas de frente e uma porta no corpo central. Com a reconstrução, num só alinhamento, com seis janelas de frente e uma porta e quatro salas" (
    HISTÓRICO do Grupo Escolar Dr. Pedrosa - Portão. Curitiba: Arquivo do Grupo Escolar Dr. Pedrosa, 1937. Mimeog., p. 29).
    17 Segundo CARVALHO (2000, p. 15), "Francisco de Paula Ramos de Azevedo teve um papel significativo em seu tempo para a arquitetura paulista. Os edifícios cujos projetos nasceram em seu escritório trouxeram, além da novidade de suas formas, outra contribuição: a dos princípios projetuais segundo os quais foram concebidos."
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2001

    Histórico

    • Recebido
      12 Abr 2001
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