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O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990

Maria Aparecida Cecílio, Elias Canuto Brandão

Resumo


Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as
“Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à
infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de
análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância
no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito
à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se
implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial,
justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo,
no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos
tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com
o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho
precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por
constituir políticas voltadas à infância no meio rural.


Palavras-chave


Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância.

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