Economia Solidária: uma proposta de educação não formal

Autores

  • Sandra Suely Soares Bergonsi UFPR
  • Tania Stoltz Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Economia Solidária, Autorregulação, Abordagem Histórico-Cultural, Educação não formal.

Resumo

O tema desta investigação refere-se aos obstáculos à internalização de valores e princípios da Economia Solidária nas práticas cotidianas de pessoas associadas aos empreendimentos no modelo autogestionário. O estudo apresenta como objetivos: compreender o que impede que os valores e princípios da Economia Solidária se concretizem e transformem as relações entre as pessoas na prática cotidiana; investigar os motivos que levam o discurso sobre as práticas solidárias e cooperativas a não ser realmente internalizado pelos indivíduos; compreender os limites de um processo educacional que busca a emancipação e a autonomia dos grupos populares. A pesquisa foi realizada com o método de estudo de caso e se desenvolveu a partir das seguintes fontes de evidência: entrevista semiestruturada, relatórios apresentados à FINEP nos anos de 2005, 2006 e 2007, e observações em campo.

Biografia do Autor

Sandra Suely Soares Bergonsi, UFPR

Professora do Departamento de Psicologia na área das organizações e do trabalho. Doutora em Educação pela UFPR

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação

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Publicado

2012-03-01

Como Citar

Soares Bergonsi, S. S., & Stoltz, T. (2012). Economia Solidária: uma proposta de educação não formal. Educar Em Revista, 28(43), p. 267–267. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25581

Edição

Seção

Resumos de Teses e/ou Dissertações