Open Journal Systems

Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida

Sonia Buck, Andreia Aparecida Marin

Resumo



A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes
centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais.
Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver
ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento
urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de
baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e
problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado.
Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação
em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando
para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o
instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado
e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As
bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista
e os pressupostos da educação ambiental.

Education for think about socialenvironmental
issues and quality of life

Abstract


The analysis between education and quality oh life in the large urban centers
is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the
quality of life is considering the environmental quality and to develop
health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the
planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of
low conditions in the quality of life and health that comes from alterations
in the environment and their problems that are associated with the
uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the
conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies
that will be the instrument used by the community to open itself up to the
reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental
issues experienced there. The basis to think about this
education will include a critical and social-constructive approach and the
establishment of environmental education.


Palavras-chave


educação ambiental; fundamentos socioambientais; qualidade de vida; environmental education; social and environmental foundations; quality of life.

Texto completo:

PDF DOI