Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida
Parole chiave:
educação ambiental, fundamentos socioambientais, qualidade de vida, environmental education, social and environmental foundations, quality of life.Abstract
A análise das relações entre educação e condições de saúde nos grandes centros urbanos está definitivamente atrelada às questões socioambientais. Pensar qualidade de vida significa pensar qualidade ambiental e desenvolver ações preventivas de saúde pressupõe voltar olhos para o crescimento urbano. O presente trabalho trata da causalidade de condições de baixa qualidade de vida e saúde advinda das mudanças de paisagem e problemas ambientais associados ao crescimento urbano desordenado. Apresenta ainda uma análise crítica dos condicionantes da acomodação em situações de inadequação ambiental e baixa qualidade de vida, apontando para possíveis formas como a educação ambiental pode significar o instrumento pelo qual a comunidade se abra à reflexão sobre o lugar habitado e o tratamento das questões socioambientais nele vivenciadas. As bases para pensar essa educação passam pela abordagem crítica e sócioconstrutivista e os pressupostos da educação ambiental.
Education for think about socialenvironmental issues and quality of life
Abstract
The analysis between education and quality oh life in the large urban centers is definitely connected to social-environmental issues. Thinking about the quality of life is considering the environmental quality and to develop health prevention actions that will presuppose to turn the attention to the planning of urban growth. This present work will deal with the casualty of low conditions in the quality of life and health that comes from alterations in the environment and their problems that are associated with the uncontrolled urban growth. It will also present a critical analysis for the conditions of accommodation in situations of environmental inadequacies that will be the instrument used by the community to open itself up to the reflection about the occupied habitat and the treatment of the socialenvironmental issues experienced there. The basis to think about this education will include a critical and social-constructive approach and the establishment of environmental education.
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