Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
Palavras-chave:
multiculturalismo, inclusão, diversidade, interculturalismo, multiculturalism, inclusion, diversity, interculturalism.Resumo
Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o espaço da diversidade? e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.
Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion
Abstract
This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism is it a space of diversity? and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teachers formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the current educational and social picture.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.