Open Journal Systems

Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão

Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Resumo



Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação
de professores, na compreensão do multiculturalismo é ele o
espaço da diversidade? e, a inclusão, que tem sido contemplada em
embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas
e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a
diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e
reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário
discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a
formação de professores e o multiculturalismo como espaço das relações
interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com
a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional
e social. O interculturalismo aparece como alternativa de formação
ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade
cultural com que trabalha hoje.

Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion

Abstract


This article intends to approach different ways of understanding the
formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism is it a
space of diversity? and inclusion, which has been contemplated in
international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these
approaches: Is diversity the constituent element in the necessary
reconstruction and rebuilding of the teachers formative programs? For
that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out:
multiculturalism as a space for interpersonal relations −, alterity (SKLIAR,
2003), and possible articulations with inclusion almost a slogan in the
current educational and social picture.


Palavras-chave


multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo; multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism.

Texto completo:

PDF DOI