Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão

Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion

Resumos

Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo - é ele o espaço da diversidade? - e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo - como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O "interculturalismo" aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.

multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo


This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism - is it a space of diversity? - and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher's formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism - as a space for interpersonal relations -, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion - almost a slogan in the current educational and social picture.

multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism


DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS

Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão

Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion

Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel

Professora livre-docente da Universidade de São Paulo - USP. E-mail: rbaumel@usp.br

RESUMO

Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo - é ele o espaço da diversidade? - e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo - como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O "interculturalismo" aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.

Palavras-chave: multiculturalismo, inclusão, diversidade, interculturalismo.

ABSTRACT

This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism - is it a space of diversity? - and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher's formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism - as a space for interpersonal relations -, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion - almost a slogan in the current educational and social picture.

Key-words: multiculturalism, inclusion, diversity, interculturalism.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 12 jul. 2004

Texto aprovado em 23 out.2004

  • AINSCOW, M. Caminhos para a Escola Inclusiva Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998.
  • ARROYO, M. Ofício de mestre Imagens e auto imagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • CANEN, A. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • CANDAU, V. M. (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • GENTILI, P. Pedagogia da exclusão Petrópolis: Vozes, 2001.
  • MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores para uma mudança educativa Lisboa: Porto Editores, 1999.
  • MOREIRA, A. F. et al. (Org.). Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
  • PARRILLA, A. L. La Formación de los Profesionales de la Educación Especial y el Cambio Educativo. Educar, Barcelona, v. 21, p. 39-65, 1997.
  • SALEH, L.; VÄRYNEN, S. Inclusive Education - consensus, conflict and challenges. In: JORNADES SOBRE LES NECESSITATS EDUCATIVES ESPECIALS A L'AULA, 2., sept./oct. 1999, Paris - Unesco.
  • SKLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença - e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
  • TRINDADE, A. L. da et al. (Org.). Multiculturalismo - mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004

Histórico

  • Aceito
    23 Out 2004
  • Recebido
    12 Jul 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br