Orçamento participativo da educação: limites e possibilidades na experiência de União da Vitória/PR
Resumo
O presente artigo discute a questão da democratização do Estado a partir da
análise da experiência da cidade de União da Vitória/ PR no desenvolvimento
do Orçamento Participativo (OP) e, especialmente, do Orçamento
Participativo da educação. Este desdobramento temático no campo da educação,
confere uma peculiaridade a esta experiência e provoca o debate, tanto
em relação à efetividade do controle popular sobre o Estado, quanto em
relação à possibilidade do OP instituir uma discussão mais substantiva da
política pública. Ao longo do texto procura-se cotejar os limites e as possibilidades
deste processo.
Participative financing plan of education: limits and possibilities of the experience of União da Vitória/PR
Abstract
The present article discusses the subject of democratization of the State
with the analysis of the development of Participative Financing Plan of Education experience in the city of União da Vitória/PR. This thematic
unfolding in the field of education can reveal the peculiarity of this experience
and provokes the debate, as much as in relation to effectiveness of popular
control on State, as in relation to the possibility of Participative Financing
Plan possibility institute a more substantial discussion of public politics.
Along the text it tries to compare the limits and possibilities of this process.