Open Journal Systems

A função das políticas compensatórias na reforma educacional da década de 1990, na Argentina

Gladys Beatriz Barreyro

Resumo



Este trabalho discute o aparecimento e a função das políticas compensatórias
na reforma educacional da década de 1990, durante o governo menemista,
na Argentina, relacionadas diretamente com a reforma do Estado na época. A
retórica destas políticas e da eqüidade encobria uma das características principais
das políticas sociais que, na Argentina e na América Latina, tiveram o
tratamento da pobreza: a focalização. Assim, as políticas compensatórias
aplicadas na educação, especialmente com o Plano Social Educacional, permitiram
a focalização, realizando despesas seletivas em obras e distribuição
de materiais didáticos em algumas escolas, na tentativa de harmonizar os
efeitos do ajuste estrutural e outorgar legitimidade à reforma educacional que
se implementava.

The function of compensatory politics on education reform of the decade of 1990 in Argentina

Abstract


This work discusses the emergence and the function of the compensatory
politics in the education reform of the decade of 1990, during Menem
government, in Argentina, which is directly related to State reform at that
time. The rhetoric of the compensatory politics and equity covered-up one
of the main characteristics of Argentinean, and Latin American, social politics
and in Latin America had in relation to poverty treatment: focalization. In
this way, the compensatory politics applied on education, mainly Education
Social Plan, allowed a focused accomplishing to selective expenses, as buildings
and distribution of didactic materials to some schools, which tried to harmonize
the effects of structural adjustment and to grant legitimacy to education
reform that was implemented.


Palavras-chave


educação argentina; reformas educacionais; políticas compensatórias; argentine education; education reforms; compensatory politics.

Texto completo:

PDF DOI