Educação e surdez: o papel do ensino na visão de professores

Autores

  • Ana Dorziat

Palavras-chave:

ensino, surdez, professor, teaching, deafness, teacher.

Resumo

O ensino de surdos foi, por longo período, baseado num modelo médico em que prevaleciam técnicas fonoaudiológicas para o desenvolvimento da expressão oral. Os aspectos relacionados ao ensino foram sempre relegados a segundo plano. Atualmente, com a valorização da língua de sinais nas escolas, os professores mudam de papel, de terapeutas para educadores, e, nessa mudança, carregam consigo concepções de ensino que vão influir, direta ou indiretamente, sobre suas práticas. Entendendo a importância de fomentar reflexões educacionais mais profundas na área, desenvolvi um estudo em uma escola pública de surdos, buscando investigar, a partir de entrevistas, as concepções de ensino externalizadas pelas professoras. Os dados revelaram noções pragmáticas de ensino, evidenciando a necessidade de uma profunda reorganização conceitual, filosófica e prática nessa área.

Education and deafness: the teaching in the teachers´ vision

Abstract

The teaching of the deaf has long been based on a medical model in which phonoaudiological techniques to develop oral expression prevailed. The aspects related to teaching have always been relegated to second plan. Nowadays, due to the valorization of sign language in schools, teachers change their roles from therapists to educators, and with this change they carry on teaching concepts that will influence their practices directly or indirectly. Understanding the importance of stimulating deeper educational reflections in this field, I have developed a study in a public school for the deaf, trying to investigate, through interviews, the teaching concepts externalized by the teachers. The information collected revealed pragmatic teaching notions, evidencing the need of a profound conceptual, philosophical and practical organization in this field.

Downloads

Como Citar

Dorziat, A. (2004). Educação e surdez: o papel do ensino na visão de professores. Educar Em Revista, 20(23), p. 87–104. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2154

Edição

Seção

Dossiê Temático