Educação e surdez: o papel do ensino na visão de professores
Palabras clave:
ensino, surdez, professor, teaching, deafness, teacher.Resumen
O ensino de surdos foi, por longo período, baseado num modelo médico em que prevaleciam técnicas fonoaudiológicas para o desenvolvimento da expressão oral. Os aspectos relacionados ao ensino foram sempre relegados a segundo plano. Atualmente, com a valorização da língua de sinais nas escolas, os professores mudam de papel, de terapeutas para educadores, e, nessa mudança, carregam consigo concepções de ensino que vão influir, direta ou indiretamente, sobre suas práticas. Entendendo a importância de fomentar reflexões educacionais mais profundas na área, desenvolvi um estudo em uma escola pública de surdos, buscando investigar, a partir de entrevistas, as concepções de ensino externalizadas pelas professoras. Os dados revelaram noções pragmáticas de ensino, evidenciando a necessidade de uma profunda reorganização conceitual, filosófica e prática nessa área.
Education and deafness: the teaching in the teachers´ vision
Abstract
The teaching of the deaf has long been based on a medical model in which phonoaudiological techniques to develop oral expression prevailed. The aspects related to teaching have always been relegated to second plan. Nowadays, due to the valorization of sign language in schools, teachers change their roles from therapists to educators, and with this change they carry on teaching concepts that will influence their practices directly or indirectly. Understanding the importance of stimulating deeper educational reflections in this field, I have developed a study in a public school for the deaf, trying to investigate, through interviews, the teaching concepts externalized by the teachers. The information collected revealed pragmatic teaching notions, evidencing the need of a profound conceptual, philosophical and practical organization in this field.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

