A construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down
Resumo
Por meio de um estudo de caso, desenvolvido em 3 fases, focou-se a criança
com Síndrome de Down e o desenvolvimento de suas estruturas lógico-
matemáticas, particularmente aquelas referentes à lógica do sistema
numérico. Primeiro, avaliaram-se as competências matemáticas do sujeito
com SD e as suas dificuldades. Depois, desenvolveu-se uma intervenção
psicopedagógica, cujas sessões, registradas em vídeo e analisadas,
explicitaram a seqüência das ações do sujeito, o significado destas ações
em relação às suas aquisições conceituais e a importância da mediação
nesse processo. Finalmente, reavaliou-se o sujeito. Os resultados indicam
que o desenvolvimento cognitivo do sujeito com SD obedece às mesmas
etapas descritas por Piaget, sendo harmonioso, repetitivo e mais lento,
apresentando uma certa rigidez, de modo que a evolução de uma etapa
de desenvolvimento a outra necessita de uma mediação adequada do meio.
Indicam ainda: a preocupação do sujeito em dar a resposta supostamente
correta nas situações-problema e a ansiedade decorrente em terminá-la
em curto tempo; a importância de se considerar as singularidades do indivíduo
na escolha do material psicopedagógico. Ficou evidenciado que a
intervenção psicopedagógica possibilitou a construção de novas estruturas
cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competências a serem
utilizadas na resolução das situações-problema; possibilitou uma modificação
global no pensamento lógico do indivíduo e o desenvolvimento do pensamento metacognitivo; é valiosa como procedimento de pesquisa pois
tanto evidencia as particularidades do desenvolvimento na aquisição do
conhecimento como gera dados para a avaliação da intervenção e para o
aconselhamento de pais e professores.
The construction of logical numerical system by a child with Down Syndrome
Abstract
Our research was focused on the development of logical-mathematical
structures and, particularly, on the construction of the logic of the numerical
system, through a case study, involving a subject who suffers from Down
Syndrome. We have collected data during three moments. First, we
evaluated the mathematical competencies and difficulties of the subject.
Next, we developed a series of sessions, which were recorded on video.
We evaluated the videos thoroughly, making the subjects sequence of
actions explicit, clarifying the meaning of these actions in relation to the
acquisition of conceptual structures and identifying the importance of
mediation for the process. Finally, we reevaluated the subject. The results
have indicated that the subjects cognitive development follows the stages
described by Piaget, being harmonious, repetitive and time demanding;
each stage will only evolve through an appropriate mediation of the
environment. Moreover, we have also observed the subjects concern about
giving the answer that was supposedly correct. The psychopedagogical
intervention has favored the subject with the construction of new cognitive
structures and the amplification of these structures into competencies as a
means to use them in problem-solving situations. We have also verified a
global modification of the subjects logical reasoning and the development
of metacognitive reasoning. We can say that the psychopedagogical
intervention may be used as a valuable research method, for it favors the
identification of specific developmental particularities of the process of
knowledge acquisition.