Acessibilidade / Reportar erro

A construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down

The construction of logical numerical system by a child with Down Syndrome

Resumos

Por meio de um estudo de caso, desenvolvido em 3 fases, focou-se a criança com Síndrome de Down e o desenvolvimento de suas estruturas lógico-matemáticas, particularmente aquelas referentes à lógica do sistema numérico. Primeiro, avaliaram-se as competências matemáticas do sujeito com SD e as suas dificuldades. Depois, desenvolveu-se uma intervenção psicopedagógica, cujas sessões, registradas em vídeo e analisadas, explicitaram a seqüência das ações do sujeito, o significado destas ações em relação às suas aquisições conceituais e a importância da mediação nesse processo. Finalmente, reavaliou-se o sujeito. Os resultados indicam que o desenvolvimento cognitivo do sujeito com SD obedece às mesmas etapas descritas por Piaget, sendo harmonioso, repetitivo e mais lento, apresentando uma certa "rigidez", de modo que a evolução de uma etapa de desenvolvimento a outra necessita de uma mediação adequada do meio. Indicam ainda: a preocupação do sujeito em dar a resposta supostamente correta nas situações-problema e a ansiedade decorrente em terminá-la em curto tempo; a importância de se considerar as singularidades do indivíduo na escolha do material psicopedagógico. Ficou evidenciado que a intervenção psicopedagógica possibilitou a construção de novas estruturas cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competências a serem utilizadas na resolução das situações-problema; possibilitou uma modificação global no pensamento lógico do indivíduo e o desenvolvimento do pensamento metacognitivo; é valiosa como procedimento de pesquisa pois tanto evidencia as particularidades do desenvolvimento na aquisição do conhecimento como gera dados para a avaliação da intervenção e para o aconselhamento de pais e professores.

desenvolvimento cognitivo; estruturas lógico-matemáticas; Síndrome de Down


Our research was focused on the development of logical-mathematical structures and, particularly, on the construction of the logic of the numerical system, through a case study, involving a subject who suffers from Down Syndrome. We have collected data during three moments. First, we evaluated the mathematical competencies and difficulties of the subject. Next, we developed a series of sessions, which were recorded on video. We evaluated the videos thoroughly, making the subject's sequence of actions explicit, clarifying the meaning of these actions in relation to the acquisition of conceptual structures and identifying the importance of mediation for the process. Finally, we reevaluated the subject. The results have indicated that the subject's cognitive development follows the stages described by Piaget, being harmonious, repetitive and time demanding; each stage will only evolve through an appropriate mediation of the environment. Moreover, we have also observed the subject's concern about giving the answer that was supposedly correct. The psychopedagogical intervention has favored the subject with the construction of new cognitive structures and the amplification of these structures into competencies as a means to use them in problem-solving situations. We have also verified a global modification of the subject's logical reasoning and the development of metacognitive reasoning. We can say that the psychopedagogical intervention may be used as a valuable research method, for it favors the identification of specific developmental particularities of the process of knowledge acquisition.

cognitive development; logical-mathematical structures; Down Syndrome


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

A construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down

The construction of logical numerical system by a child with Down Syndrome

Maria Helena FáveroI; Denise de OliveiraII

IInstituto de Psicologia da Universidade de Brasília, DF. E-mail: faveromh@unb.br

IIDivisão de Ensino Especial da Secretaria de Educação do DF, Brasília, DF

RESUMO

Por meio de um estudo de caso, desenvolvido em 3 fases, focou-se a criança com Síndrome de Down e o desenvolvimento de suas estruturas lógico-matemáticas, particularmente aquelas referentes à lógica do sistema numérico. Primeiro, avaliaram-se as competências matemáticas do sujeito com SD e as suas dificuldades. Depois, desenvolveu-se uma intervenção psicopedagógica, cujas sessões, registradas em vídeo e analisadas, explicitaram a seqüência das ações do sujeito, o significado destas ações em relação às suas aquisições conceituais e a importância da mediação nesse processo. Finalmente, reavaliou-se o sujeito. Os resultados indicam que o desenvolvimento cognitivo do sujeito com SD obedece às mesmas etapas descritas por Piaget, sendo harmonioso, repetitivo e mais lento, apresentando uma certa "rigidez", de modo que a evolução de uma etapa de desenvolvimento a outra necessita de uma mediação adequada do meio. Indicam ainda: a preocupação do sujeito em dar a resposta supostamente correta nas situações-problema e a ansiedade decorrente em terminá-la em curto tempo; a importância de se considerar as singularidades do indivíduo na escolha do material psicopedagógico. Ficou evidenciado que a intervenção psicopedagógica possibilitou a construção de novas estruturas cognitivas e a ampliação dessas estruturas em competências a serem utilizadas na resolução das situações-problema; possibilitou uma modificação global no pensamento lógico do indivíduo e o desenvolvimento do pensamento metacognitivo; é valiosa como procedimento de pesquisa pois tanto evidencia as particularidades do desenvolvimento na aquisição do conhecimento como gera dados para a avaliação da intervenção e para o aconselhamento de pais e professores.

Palavras-chave: desenvolvimento cognitivo, estruturas lógico-matemáticas, Síndrome de Down.

ABSTRACT

Our research was focused on the development of logical-mathematical structures and, particularly, on the construction of the logic of the numerical system, through a case study, involving a subject who suffers from Down Syndrome. We have collected data during three moments. First, we evaluated the mathematical competencies and difficulties of the subject. Next, we developed a series of sessions, which were recorded on video. We evaluated the videos thoroughly, making the subject's sequence of actions explicit, clarifying the meaning of these actions in relation to the acquisition of conceptual structures and identifying the importance of mediation for the process. Finally, we reevaluated the subject. The results have indicated that the subject's cognitive development follows the stages described by Piaget, being harmonious, repetitive and time demanding; each stage will only evolve through an appropriate mediation of the environment. Moreover, we have also observed the subject's concern about giving the answer that was supposedly correct. The psychopedagogical intervention has favored the subject with the construction of new cognitive structures and the amplification of these structures into competencies as a means to use them in problem-solving situations. We have also verified a global modification of the subject's logical reasoning and the development of metacognitive reasoning. We can say that the psychopedagogical intervention may be used as a valuable research method, for it favors the identification of specific developmental particularities of the process of knowledge acquisition.

Key-words: cognitive development, logical-mathematical structures, Down Syndrome.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

ARTIGUE, M. et al. Vingt ans de didactique des mathèmatiques en France. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1994.

ASCH, M. G. Historicizing mind science: discourse, practice, subjectivity. Science in Context, v. 5, n. 2, p. 193-207, 1992.

BRYANT, P. Children and Arithmetic. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 36, n. 1, p. 3-32, 1995.

CADER, F. A. A. A.; FÁVERO, M. H. A mediação semiótica no processo de alfabetização dos surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 117-131, 2000.

CICCHETTI, D.; BEEGHLY, M. An organizational approach to the study of Down syndrome: contributions to an integrative theory of development. In: CICCHETTI, D; BEEGHLY, M. (Orgs.). Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 29-62.

DA SEGREGAÇÃO à Integração um processo para a construção da cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997. Anais ... Brasília.

CUNHA, N. H. S. O desenvolvimento do pensamento lógico. CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997. Anais ... Brasília, p. 149.

FÁVERO, M. H. O valor sócio-cultural dos objetos e a natureza sócio-cultural das ações humanas: a mediação exercida pelo meio escolar no desenvolvimento e na construção do conhecimento. CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 2., 1994, Campinas. Anais ... p. 58-61.

______; SOUZA, C. M. S. G. Resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposição metodológica. Investigação em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2001. <www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol6/n2/15indice.htm>

______. A aquisição da matemática e a intervenção psicopedagógica. Simpósio: deficientes uma articulação entre a teoria e a prática. CONGRESSO BRASILEIRO, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 1., 2002, São Paulo: USP.

______; SOARES, M. T. C. Iniciação escolar e a notação numérica: Uma questão para o estudo da desenvolvimento adulto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, jan./abr. 2002, p. 43-50.

______; PIMENTA, M. L. A aquisição de conceitos matemáticos pelos surdos: análise e reflexão. CONGRESSO SURDEZ E PÓS-MODERNIDADE: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Divisão de Estudos e Pesquisas, p. 135-138.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN. Síndrome de Down no Brasil: caminhando para o terceiro milênio. Brasília, 2000.

GELMAN, R.; COHEN, M. Qualitative differences in the way Down syndrome and normal children solve a novel counting problem. In: NADEL, L. (Org.). The Psycobiology of Down Syndrome. Cambridge: Mass, MIT Press, 1988.

GELMAN, R.; GALLISTEL, C. R. The children understanding of number. Cambrige. MA: Harvard University Press, 1978.

GEARY, D. C. Mathematical Disabilities: Cognitive, Neuropsychological and Genetic Componentes. Psychological Bulletin, v. 14, n. 2, p. 345-362, 1995.

GROUPE CIMETE. Compétences et incompétences en arithmétique. Une aide au diagnostic et à l'action pédagogique particullièrement destinée aux entants affectés de difficultés sévères d'apprentissage, 1995.

HODDAPP, R. M.; ZIGLER, E. Applying the developmental perspective to individuals with Down syndrome. In: CINCCHETTI, D.; BEEGHLY, M. Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 1-28.

LENY, J. F. Sémantique et Psychology. Langages, 9 ème année, Paris, n. 40, p. 3-29, 1975.

MELJAC, C. Décrire, Agir et Compter. Paris: PUF, 1976.

MORO, M. L F. M. Aprendizagem construtivista da adição/subtração e interações sociais - O percurso de três parceiros. Curitiba, 1998. Tese (Professor Titular de Psicologia da Educação) - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação, UFPR.

MOLINA, S. E. A estrutura cognitiva e o pensamento lógico-matemático na criança com Síndrome de Down: um enfoque desde a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997, Brasília. Anais ... p. 150.

PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança, Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

______. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

RONDAL, J. A. Down's syndrome. In: BISHOP, D.; MOGFORD, K. (Orgs.). Language development in exceptional circumstances. Hillsdale: Laurence Erlbaum, 1993, p. 165-176.

ROGERS, R. T.; COLEMAN, M. Atención médica en el Síndrome de Down, um planteamiento de medicina preventiva. Barcelona: Fundació Catalana Síndrome de Down, 1994.

SALIM, C. M. R.; FÁVERO, M. H. Análise cognitiva da paralisia cerebral: uso da análise qualitativa do WISC. Universitas: Psicologia, v. 2, n. 2, Brasília, 2002.

SINHA, C. Evolution and development, the phylocultural complex. In: ______. Languague and representation. New York: University Press, 1988, p. 77-110.

STARKEY, P; GELMAN, R. The development of addition and subtraction abilities prior to formal schooling in arithmetic. In: CARPENTER, T. P.; MOSER, J. M;. ROMBERG, T.A. (Eds.). Addition and subtraction: A cognitive perspective. Hillsdale, N. J.: Erlbaum, 1982, p. 99-115.

TEIXEIRA, L. R. M. Menos com menos dá mais ou menos? A aprendizagem aleatória dos números inteiros. In: ______. Matemática. Coordenação: Ricardo de Souza, Angelo M. Martins e Maria Luiza C. Benedetti. São Paulo: FDE, n. 5, p. 205-212, 1994. Série Diário de Classe.

TEIXEIRA, L. R. M. As representações simbólicas e os significados construídos por alunos do ensino fundamental sobre a escrita numérica. Revista Nuances. Presidente Prudente: Unesp, v. 4, n. 6, p. 143-155, ISSN 141-398-55, 2000.

TUNES, E. et al. A Síndrome de Down e o desenvolvimento do pensamento lógicomatemático. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997, Brasília. Anais ... p. 149.

VERGNAUD, G. El Niño, las Matemáticas y la Realidad: problemas de la enseñanza de las matemáticas en la escuela primaria. México: Editorial Trillas, 1991.

______. Piaget y la Didactica: algunas ideas fundamentales de Piaget en torno a la didactica. Perspectivas, v. 26, n. 1, mar. 1986, p. 196-207.

______. Theoretical frameworks and empirical facts in the psychology of mathematics education. In: ICME, 6., 1998, Budapest. Annais. ..

______. Psicologie du développement et didactique des mathématiques. Un exemple: les structures additives. Petit, v. 10, n. 22, p. 51-69, 1990.

______. L'appropriation du concept de nombre: un processus de longue haleine. In: BIDEAU, J.; MELJAC, C.; FISHER, J. P. (Eds.). Les chemins du nombre. Lille, France: Presses Universitaires de Lille, p. 271-282, 1991.

VYGOSTKY, L. S. The Problem of Mental Retardation - A Tentative Working Hypothesis, Soviet Psycology, v. 1, n. 26, p. 78-86, 1987.

WAGNER, S.; GANIBAN, J.; CICHETTI, D. Attention, memory, and perception in infants with Down syndrome: a review and commentary. In: CICCHETTI, D.; BEEGHLY, M. (Orgs.). Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 147-230.

WALLACE, D. B. Studying the individual: the case study method and other genres. Archives de Psychologie, n. 57, p. 69-90, 1989.

Texto recebido em 14 mar. 2003

Texto aprovado em 31 out. 2003

  • ARTIGUE, M. et al. Vingt ans de didactique des mathèmatiques en France Grenoble: La Pensée Sauvage, 1994.
  • ASCH, M. G. Historicizing mind science: discourse, practice, subjectivity. Science in Context, v. 5, n. 2, p. 193-207, 1992.
  • BRYANT, P. Children and Arithmetic. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 36, n. 1, p. 3-32, 1995.
  • CADER, F. A. A. A.; FÁVERO, M. H. A mediação semiótica no processo de alfabetização dos surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 1, p. 117-131, 2000.
  • CICCHETTI, D.; BEEGHLY, M. An organizational approach to the study of Down syndrome: contributions to an integrative theory of development. In: CICCHETTI, D; BEEGHLY, M. (Orgs.). Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 29-62.
  • DA SEGREGAÇÃO à Integração um processo para a construção da cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997. Anais ... Brasília.
  • CUNHA, N. H. S. O desenvolvimento do pensamento lógico. CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997. Anais ... Brasília, p. 149.
  • FÁVERO, M. H. O valor sócio-cultural dos objetos e a natureza sócio-cultural das ações humanas: a mediação exercida pelo meio escolar no desenvolvimento e na construção do conhecimento. CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR, 2., 1994, Campinas. Anais ... p. 58-61.
  • ______; SOUZA, C. M. S. G. Resolução de problemas em Física: revisão de pesquisa, análise e proposição metodológica. Investigação em Ensino de Ciências Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2001. <www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol6/n2/15indice.htm>
  • ______. A aquisição da matemática e a intervenção psicopedagógica. Simpósio: deficientes uma articulação entre a teoria e a prática. CONGRESSO BRASILEIRO, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 1., 2002, São Paulo: USP.
  • ______; SOARES, M. T. C. Iniciação escolar e a notação numérica: Uma questão para o estudo da desenvolvimento adulto. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, jan./abr. 2002, p. 43-50.
  • ______; PIMENTA, M. L. A aquisição de conceitos matemáticos pelos surdos: análise e reflexão. CONGRESSO SURDEZ E PÓS-MODERNIDADE: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: INES, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Divisão de Estudos e Pesquisas, p. 135-138.
  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE SÍNDROME DE DOWN. Síndrome de Down no Brasil: caminhando para o terceiro milênio. Brasília, 2000.
  • GELMAN, R.; COHEN, M. Qualitative differences in the way Down syndrome and normal children solve a novel counting problem. In: NADEL, L. (Org.). The Psycobiology of Down Syndrome. Cambridge: Mass, MIT Press, 1988.
  • GELMAN, R.; GALLISTEL, C. R. The children understanding of number Cambrige. MA: Harvard University Press, 1978.
  • GEARY, D. C. Mathematical Disabilities: Cognitive, Neuropsychological and Genetic Componentes. Psychological Bulletin, v. 14, n. 2, p. 345-362, 1995.
  • GROUPE CIMETE. Compétences et incompétences en arithmétique. Une aide au diagnostic et à l'action pédagogique particullièrement destinée aux entants affectés de difficultés sévères d'apprentissage, 1995.
  • HODDAPP, R. M.; ZIGLER, E. Applying the developmental perspective to individuals with Down syndrome. In: CINCCHETTI, D.; BEEGHLY, M. Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 1-28.
  • LENY, J. F. Sémantique et Psychology. Langages, 9 ème année, Paris, n. 40, p. 3-29, 1975.
  • MELJAC, C. Décrire, Agir et Compter Paris: PUF, 1976.
  • MORO, M. L F. M. Aprendizagem construtivista da adição/subtração e interações sociais - O percurso de três parceiros Curitiba, 1998. Tese (Professor Titular de Psicologia da Educação) - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Setor de Educação, UFPR.
  • MOLINA, S. E. A estrutura cognitiva e o pensamento lógico-matemático na criança com Síndrome de Down: um enfoque desde a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997, Brasília. Anais ... p. 150.
  • PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança, Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
  • ______. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
  • RONDAL, J. A. Down's syndrome. In: BISHOP, D.; MOGFORD, K. (Orgs.). Language development in exceptional circumstances Hillsdale: Laurence Erlbaum, 1993, p. 165-176.
  • ROGERS, R. T.; COLEMAN, M. Atención médica en el Síndrome de Down, um planteamiento de medicina preventiva. Barcelona: Fundació Catalana Síndrome de Down, 1994.
  • SALIM, C. M. R.; FÁVERO, M. H. Análise cognitiva da paralisia cerebral: uso da análise qualitativa do WISC. Universitas: Psicologia, v. 2, n. 2, Brasília, 2002.
  • SINHA, C. Evolution and development, the phylocultural complex. In: ______. Languague and representation. New York: University Press, 1988, p. 77-110.
  • STARKEY, P; GELMAN, R. The development of addition and subtraction abilities prior to formal schooling in arithmetic. In: CARPENTER, T. P.; MOSER, J. M;. ROMBERG, T.A. (Eds.). Addition and subtraction: A cognitive perspective. Hillsdale, N. J.: Erlbaum, 1982, p. 99-115.
  • TEIXEIRA, L. R. M. Menos com menos dá mais ou menos? A aprendizagem aleatória dos números inteiros. In: ______. Matemática Coordenação: Ricardo de Souza, Angelo M. Martins e Maria Luiza C. Benedetti. São Paulo: FDE, n. 5, p. 205-212, 1994. Série Diário de Classe.
  • TEIXEIRA, L. R. M. As representações simbólicas e os significados construídos por alunos do ensino fundamental sobre a escrita numérica. Revista Nuances Presidente Prudente: Unesp, v. 4, n. 6, p. 143-155, ISSN 141-398-55, 2000.
  • TUNES, E. et al. A Síndrome de Down e o desenvolvimento do pensamento lógicomatemático. In: CONGRESSO BRASILEIRO E PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SÍNDROME DE DOWN, 2., 1997, Brasília. Anais ... p. 149.
  • VERGNAUD, G. El Niño, las Matemáticas y la Realidad: problemas de la enseñanza de las matemáticas en la escuela primaria. México: Editorial Trillas, 1991.
  • ______. Piaget y la Didactica: algunas ideas fundamentales de Piaget en torno a la didactica. Perspectivas, v. 26, n. 1, mar. 1986, p. 196-207.
  • ______. Theoretical frameworks and empirical facts in the psychology of mathematics education. In: ICME, 6., 1998, Budapest. Annais.
  • ______. Psicologie du développement et didactique des mathématiques. Un exemple: les structures additives. Petit, v. 10, n. 22, p. 51-69, 1990.
  • ______. L'appropriation du concept de nombre: un processus de longue haleine. In: BIDEAU, J.; MELJAC, C.; FISHER, J. P. (Eds.). Les chemins du nombre Lille, France: Presses Universitaires de Lille, p. 271-282, 1991.
  • VYGOSTKY, L. S. The Problem of Mental Retardation - A Tentative Working Hypothesis, Soviet Psycology, v. 1, n. 26, p. 78-86, 1987.
  • WAGNER, S.; GANIBAN, J.; CICHETTI, D. Attention, memory, and perception in infants with Down syndrome: a review and commentary. In: CICCHETTI, D.; BEEGHLY, M. (Orgs.). Children with Down syndrome: a developmental perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995, p. 147-230.
  • WALLACE, D. B. Studying the individual: the case study method and other genres. Archives de Psychologie, n. 57, p. 69-90, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004

Histórico

  • Aceito
    31 Out 2003
  • Recebido
    14 Mar 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br