A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância

Autores

  • Marta Maria Gonçalves Balbé

Palavras-chave:

tutoria, educação a distância, mediação pedagógica, orientação acadêmica, tutoring, distance education, pedagogic mediation, tutorage orientation.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.

The tutorage´s interlocutory dimension between distance educations tutors and tutees

Abstract

This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education´s undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it´s necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor´s presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students needs, be it of either an intelectual or afective order.

Downloads

Como Citar

Balbé, M. M. G. (2003). A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância. Educar Em Revista, 19(21), p. 215–224. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2131

Edição

Seção

Dossiê Temático