Acessibilidade / Reportar erro

A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância

The tutorage's interlocutory dimension between distance education's tutors and tutees

Resumos

Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia - Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.

tutoria; educação a distância; mediação pedagógica; orientação acadêmica


This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education's undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it's necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor's presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students' needs, be it of either an intelectual or afective order.

tutoring; distance education; pedagogic mediation; tutorage orientation


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A interlocução entre professor tutor e aluno na educação a distância

The tutorage's interlocutory dimension between distance education's tutors and tutees

Marta Maria Gonçalves Balbé

Mestre em Educação nas Ciências e professora tutora do Centro Associado de Maringá. E-mail: marta.balbe@usb.org.br

RESUMO

Este artigo apresenta um relato de experiência de tutoria no Curso de Pedagogia - Séries Iniciais na modalidade a distância. Na EAD o tutor é responsável por manter uma comunicação ativa com seus alunos. Para isso é necessário que o feedback do professor-tutor ao aluno seja constante. Para o aluno da EAD é mais frustrante não obter uma resposta do professor do que para o aluno da presencial que tem o professor presente em sala de aula toda semana. Para garantir esta comunicação, o professor-tutor deve manter uma rotina de atendimento aos alunos e canais abertos de comunicação. O tutor deve estar constantemente atento para as necessidades de seus alunos, sejam elas pedagógicas ou afetivas.

Palavras-chave: tutoria, educação a distância, mediação pedagógica, orientação acadêmica.

ABSTRACT

This article presents a case study of a tutorial experience on a Distance Education's undergraduate course in the field of Pedagogy with major in fundamental education at at the Federal University of Paraná. The tutor on a Distance Learning Process is responsible for keeping an active communication with her students. Therefore it's necessary that the feedbak offered by the tutor to the student be an on going process. On Distance Education, it is far more frustrating for the tutees not getting a response from their professors and tutors than it is for the students who go to presencial courses and therefore have the professor's presence on a weekly basis. In order to garantee an stable communication with students, the tutor must keep a tutorage routine and an opening channel of communication. The tutor should be constantlly alert to students' needs, be it of either an intelectual or afective order.

Key-words: tutoring, distance education, pedagogic mediation, tutorage orientation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

  • DIDONET, V. Por uma escola do nosso tempo. Revista Pátio, n. 5, p. 44-47, maio/jun. 1998.
  • MARTINS, O. B. A educação superior a distância e a democratização do saber Petrópolis: Vozes, 1991.
  • PRETI, O. (Org.). Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT - Nead/IE, 1996.
  • ______. Educação a distância: construindo significados. Brasília: Plano, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br