O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
Palavras-chave:
ensino semi-presencial, educação permanente, aprendizagem internet, novas tecnologias da comunicação, educação novas tecnologias, semi-presence education, permanent education, new technologies, learning in the Internet, new technologies education.Resumo
Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.
The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education
Abstract
This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.