Open Journal Systems

O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente

Cristiane do Rocio Cardoso Ebert

Resumo



Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de
comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de
inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças
entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de
ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial,
observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca
a importância do material didático e das ferramentas da internet como
facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial.
Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação,
propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo
o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de
aperfeiçoamento.

The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education

Abstract


This article discusses a form of semi-presence education mediated by new
technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes
some differences between presencial and semi-presencial learning and
describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence
education, from point of view of change that occur on the role of teachers
and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building
the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations
that are happening in education, and proposes the use of new technologies
to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as
an alternative for the development of new methods of education.


Palavras-chave


ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem – internet; novas tecnologias da comunicação; educação – novas tecnologias; semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies – education.

Texto completo:

PDF DOI