O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

Autores

  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco
  • Eliane Lourdes da Silva Moro
  • Lizandra Brasil Estabel

Palavras-chave:

educação aberta e a distância – EAD, professor, aluno, aprendiz, educador, distance education, teacher, student, learner, educator.

Resumo

A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.

The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers

Abstract

The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance educations professor and between the traditional pupil and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.

Downloads

Como Citar

Tarouco, L. M. R., Moro, E. L. da S., & Estabel, L. B. (2003). O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador. Educar Em Revista, 19(21), p. 29–44. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2121

Edição

Seção

Dossiê Temático