O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador
Palavras-chave:
educação aberta e a distância EAD, professor, aluno, aprendiz, educador, distance education, teacher, student, learner, educator.Resumo
A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.
The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers
Abstract
The learning in the virtual environment using new technologies o long Distance Learning makes possible for a bigger interaction between professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors, educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A comparative study is traced between the role of the traditional professor and the distance educations professor and between the traditional pupil and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by the videoconferência.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.