O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eliane Lourdes da Silva Moro, Lizandra Brasil Estabel

Resumo



A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação
e de comunicação (TICs) na Educação Aberta e a Distância (EAD)
possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e
uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação
do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual professor
e alunos e os coadjuvantes as direções e/ou coordenações, os
supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários,
os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes,
os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno
tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem
uma relação de cooperação e de interação destacando a
videoconferência.

The role of teachers and students as protagonists of a distance education model mediated by computers

Abstract


The learning in the virtual environment using new technologies o long
Distance Learning makes possible for a bigger interaction between
professors and pupils and a change of profile on both. The article briefly
explains the meaning of Distance Education and the virtual education´s
participants: students, professors, administrators, pedagogical supervisors,
educational tutors, librarians, parents, governants and legislators. A
comparative study is traced between the role of the traditional professor
and the distance educations professor and between the traditional pupil
and the distance learnings pupil. It presents some tools that allow a
relationship of interaction and cooperation between them, enphasized by
the videoconferência.


Palavras-chave


educação aberta e a distância – EAD; professor; aluno; aprendiz; educador; distance education; teacher; student; learner; educator.

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

E-mail: educar.ufpr2016@gmail.com

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021