Cidadania, educação e responsabilidade social. Percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social

Autores

  • Laura Fonseca Universidade do Porto
  • José Manuel Peixoto Caldas CIIE - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçâo da Universidade do Porto

Palavras-chave:

juventude, narrativas biográficas, sexualidades, gravidez jovem, instituições de protecção social

Resumo

Sexualidade, gravidez e parentalidade jovem são assuntos complexos e de grande debate na modernidade tardia globalizada, jogando questões de liberdade e direitos, a par de regulação e controle social público, constituindo-se, assim em campo de relevância educacional. Este texto revela conhecimento baseado em narrativas de uma jovem portuguesa e outra romena, de 17 e 19 anos, residentes em instituições de protecção social, devido a gravidez e maternidade jovem. Interpretam-se os seus discursos e subjectividades referentes a vivências antes e durante o período de custódia, mas projectando-se além deles. A discussão é enquadrada por relações entre cidadania sexual e íntima e educação, em cada percurso, sem esquecer as regularidades sociais que atravessam as suas vidas e das suas crianças.

Discutem-se manifestações e regularidades que relacionam tanto género como poder: desconexão escolar prévia à gravidez, sexualidades desprevenidas e dificuldades em negociar sexo seguro.

Biografia do Autor

Laura Fonseca, Universidade do Porto

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

José Manuel Peixoto Caldas, CIIE - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educaçâo da Universidade do Porto

Departamento de Ciências da Educação

Área cientifica: Sociologia da Educação

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

Fonseca, L., & Peixoto Caldas, J. M. (2011). Cidadania, educação e responsabilidade social. Percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social. Educar Em Revista, 27(39), p. 257–278. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17068

Edição

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