Open Journal Systems

Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer

Alexandra Bujokas de Siqueira, Mariana Pícaro Cerigatto

Resumo




Embora não seja assunto novo, a
aprendizagem sobre mídia é tema que vem      
ganhando espaço na educação brasileira. Internacionalmente, a promoção da
media literacy é prática talvez tão antiga quanto os próprios meios de comunicação.
Com a ascensão das chamadas novas mídias, paradigmas educacionais e materiais
pedagógicos têm mudado rapidamente, requerendo uma revisão de conceitos e um
novo posicionamento dos estudos de mídia no currículo escolar. Neste contexto,
o presente artigo apresenta uma proposta de trabalho sintonizada com os
paradigmas da mídia-educação inglesa (Hall, Whannel, Buckingham, Kress) e da
nova esfera da cultura      digital.
Partindo de trailers de cinema disponíveis no Youtube, criamos atividades de
leitura e escrita em mídia para o Ensino Médio, dentro da área de Códigos,
Linguagens e suas Tecnologias, testando tais atividades com 20 estudantes de
uma escola da rede pública de ensino de Bauru, Estado de São Paulo. A
metodologia consiste em selecionar trailers de filmes populares de gêneros
diferentes e criar atividades para desmontar o texto audiovisual, explorar as
características da linguagem, pensar nas relações do texto com a audiência e
avaliar a aprendizagem possível. Os resultados sugerem que o foco na análise
sistemática da linguagem é um caminho produtivo para refletir sobre questões de
representação, identidade, qualidade e gosto. A experiência também mostrou as
dificuldades estruturais que a cultura escolar estabelecida tem para   pôr  
em   prática       atividades deste tipo.



 


Palavras-chave


Mídia-educação; Media literacy; Cinema; Linguagem; Ensino Médio

Texto completo:

PDF DOI