Consumo responsável: um passo além do aspecto ambiental

Autores

  • Abdala Mohamed Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Consumo, Cidadania, Educação

Resumo

Este artigo apresenta um modelo, de cunho didático e dirigido prioritariamente aos profissionais de educação, que leva em conta os diversos aspectos que devem caracterizar um consumo como responsável. Além do usual aspecto Meio Ambiente, há outros como a Publicidade, a Saúde e Segurança, e o Direito e a Ética, e que foram aqui sintetizados a partir da coleção lançada conjuntamente pelo IDEC (Instituto de defesa do consumidor) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Esta coleção é dirigida aos professores e alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental e foi elaborada no contexto dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Colocando-se no papel de consumidor responsável e utilizando-se do referido modelo, pretende-se analisar um caso exemplo, Ambev, considerada a maior indústria cervejeira da América Latina e “Referência mundial na gestão da água”. Por meio desse exemplo, procura-se mostrar que o “respeito à natureza” (no caso, elemento água) é um parâmetro necessário, mas insuficiente para caracterizar um consumo como responsável e que os demais aspectos apontados acima devem ser considerados.

Biografia do Autor

Abdala Mohamed Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Doutor do Departamento de Matemática e Estatística - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR)

 

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora do Departamento de Letras Vernáculas - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR)

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Saleh, A. M., & Saleh, P. B. de O. (2012). Consumo responsável: um passo além do aspecto ambiental. Educar Em Revista, 28(44), p. 167–179. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16564

Edição

Seção

Demanda Contínua