Consumo responsável: um passo além do aspecto ambiental
Palavras-chave:
Consumo, Cidadania, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta um modelo, de cunho didático e dirigido prioritariamente aos profissionais de educação, que leva em conta os diversos aspectos que devem caracterizar um consumo como responsável. Além do usual aspecto Meio Ambiente, há outros como a Publicidade, a Saúde e Segurança, e o Direito e a Ética, e que foram aqui sintetizados a partir da coleção lançada conjuntamente pelo IDEC (Instituto de defesa do consumidor) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Esta coleção é dirigida aos professores e alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental e foi elaborada no contexto dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Colocando-se no papel de consumidor responsável e utilizando-se do referido modelo, pretende-se analisar um caso exemplo, Ambev, considerada a maior indústria cervejeira da América Latina e “Referência mundial na gestão da água”. Por meio desse exemplo, procura-se mostrar que o “respeito à natureza” (no caso, elemento água) é um parâmetro necessário, mas insuficiente para caracterizar um consumo como responsável e que os demais aspectos apontados acima devem ser considerados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.