Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar"

Autores

  • Gilda Cardoso de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, Fundamentos da Educação, Administração Educacional

Resumo

O artigo analisa o processo de constituição histórica das iniqüidades na garantia do direito à educação quanto ao acesso, à permanência e à qualidade. Discorre sobre os avanços do direito à educação no campo da racionalidade jurídica (sistema normativo), mas destaca a necessidade de superação de grandes desafios para a efetivação desse direito no campo na racionalidade política, uma vez que, se temos a definição jurídica sobre a questão da responsabilidade social com a educação (direito do cidadão e dever do Estado), ainda há um longo percurso quanto à difusão de representações sociais associadas à compreensão e a efetivação - na política, na gestão e na organização educacional- do significado de valores como direito, igualdade e inclusão. A partir dessa análise, o artigo indica que se, por um lado, hoje a educação é proclamada como direito do cidadão e dever do Estado e estamos, segundo o discurso oficial, muito próximos da universalização do acesso no ensino fundamental, por outro lado, as representações sociais estão muito distantes das promessas de emancipação que estão na base do direito à educação. Gilda Cardoso de Araujo  Palavras-chave : Estado, política educacional, direito à educação no Brasil.

Biografia do Autor

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, direito à educação, pacto federativo, municipalização e organização dos sistemas de ensino.

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Araujo, G. C. de. (2011). Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: "o problema maior é o de estudar". Educar Em Revista, 27(39), p. 279–292. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15800

Edição

Seção

Demanda Contínua