Relações e conflitos entre crianças na Educação Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso

Autores

  • Bianca Rodriguez Corsi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Infância, Conflito, Wallon, Sociologia da infância, Cultura.

Resumo

Atualmente corrobora-se a ideia da importância da infância e de dar voz às crianças,uma vez que estas são compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, Produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemática real da dinâmica de crianças da Educação Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianças, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opiniões, hipóteses e sugestões acerca do que são      conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianças têm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criança enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentação teórica e metodológica a Sociologia da Infância.

Biografia do Autor

Bianca Rodriguez Corsi, Universidade de São Paulo

Mestranda em Sociologia da Infância, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como Citar

Corsi, B. R. (2011). Relações e conflitos entre crianças na Educação Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso. Educar Em Revista, 27(42), p. 279–296. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14083

Edição

Seção

Demanda Contínua