Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?

Autores

  • Juares Tarcísio Dayrell UFMG
  • Nilma Lino Gomes UFMG
  • Geraldo Leão UFMG

Palavras-chave:

Juventude, Escola, Participação Social

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo investigar como a postura do professor, em sala de aula, tem implicações sobre a experiência de aprendizagem positiva de estudantes universitários, em uma turma do 1° período e outra do 3° período do curso de Graduação em Pedagogia, de uma universidade pública situada na cidade de Recife-PE. Para tanto, foram realizadas quatro observações em cada uma das turmas investigadas e entrevistas semiestruturadas com quatro professores e oito alunos, sendo quatro de cada turma. Foi realizada uma análise qualitativa e os dados foram sistematizados em dois temas, a saber: (i) Postura do professor em sala de aula e a experiência de aprendizagem do aluno; (ii) Aspectos positivos e negativos na relação afetiva entre professor-aluno em sala de aula. Os resultados apontaram que quando os professores e alunos contribuem para uma relação afetiva positiva, isso implica em uma experiência de aprendizagem favorável.

 

 

 

Biografia do Autor

Juares Tarcísio Dayrell, UFMG

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação/Universidade de São Paulo (USP). Coordenador Geral do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Nilma Lino Gomes, UFMG

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Antropologia Social/ Universidade de São Paulo (USP). Integrante da coordenação do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de

 

Minas Gerais (FAE – UFMG). Coordenadora Geral do Programa Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais

Geraldo Leão, UFMG

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação/ Universidade de São Paulo (USP).. Integrante da coordenação do Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2010-12-23

Como Citar

Dayrell, J. T., Gomes, N. L., & Leão, G. (2010). Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo?. Educar Em Revista, 26(38), p. 237–252. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12838

Edição

Seção

Demanda Contínua