Novas tecnologias, novas competências
Palavras-chave:
educação e tecnologia, interatividade, aprendizagem, Education Technology, interactivity, learnningResumo
O texto aborda a relação dos jovens e adolescentes com tecnologias, nem “novas”nem “velhas”, e sim instrumentos para informar e comunicar, divertir, auxiliarnos trabalhos escolares. Apesar de reconhecer a familiaridade dessa geração como que há de mais avançado em termos de tecnologia, aponta a necessidade de secompreender a complexidade desse novo cenário de aprendizagem, que envolveo aprofundamento de conceitos como interatividade e interação, linguagemnumérica, multimídia, internet e hipertexto. Na seqüência, faz uma análise docontato dos jovens com essa diversidade de meios, suas implicações no processocognitivo e suas conseqüências comunicacionais. Finalmente, reconhece quea aprendizagem é hipercomplexa e que – apesar de todo avanço científico – amáquina, mesmo interativa, não pode proporcionar ao indivíduo o aprendizadoque lhe proporciona a interação com outras pessoas.Publicado
2008-11-11
Como Citar
Delaunay, G. J. (2008). Novas tecnologias, novas competências. Educar Em Revista, 24(31), p. 277–293. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12798
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