História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)
Palavras-chave:
State, primary education, educational policies, academic production, historical context and education, Estado, educação básica, políticas educacionais, produção acadêmica, História da EducaçãoResumo
O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.Publicado
2008-11-11
Como Citar
Gonçalves, N. G. (2008). História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000). Educar Em Revista, 24(31), p. 145–165. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.