História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000)

Autores

  • Nádia Gaiofatto Gonçalves Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

State, primary education, educational policies, academic production, historical context and education, Estado, educação básica, políticas educacionais, produção acadêmica, História da Educação

Resumo

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e comoo tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira,no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cincoAnais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinzeperiódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História,e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas,considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foramproduzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Nesteartigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dostrabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais,que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor daordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso,buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.

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Publicado

2008-11-11

Como Citar

Gonçalves, N. G. (2008). História, Estado e Educação: uma leitura sobre o estado brasileiro (1971-2000). Educar Em Revista, 24(31), p. 145–165. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12793

Edição

Seção

Dossiê Temático