A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

cotidiano escolar, organização discente, organização escolar.

Resumo

Dentre os inúmeros movimentos que se processam na escola, este texto se aproxima de alguns empreendidos pelos estudantes, buscando com­preender a tessitura daquilo que produzem silenciosamente. Em meio a observações realizadas em cotidiano escolar e a partir das proposições de Certeau, convida a desconfiarmos daquilo que se mostra aparentemente re­petitivo, rotineiro e pouco significativo, buscando compreender e aprender com as lógicas ali presentes. Considerando o cotidiano escolar enquanto espaço de pequenas dimensões que não reproduz a sociedade (mas que a contém), trata-o enquanto miniatura que preserva sua privacidade devido ao desconhecimento sobre o que ali é praticado. Conclui afirmando que o conhecimento sobre a escola precisa aproximar aspectos universais que a organizam, de movimentos perceptíveis no detalhe, nos diferentes usos que lhe conferem os praticantes.

Palavras-chave: cotidiano escolar; organização discente; organização escolar.

 

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Departamento de Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2009-11-30

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2009). A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar. Educar Em Revista, 26(36), p. 233–244. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12632

Edição

Seção

Demanda Contínua