A NOÇÃO DE MOBILIDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES

Autores

  • Ariella Silva Araujo UNESP, campus Araraquara
  • Ligiane Raimundo Gomes Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES

Palavras-chave:

conhecimento social, mobilidade social e educação

Resumo

O presente artigo aborda a compreensão dos adolescentes sobre a noção de mobilidade social, a partir de uma investigação realizada com estudantes de uma escola pública do interior paulista, refletindo sobre a forma como se dá a aprendizagem desta noção. Para a investigação descrita, foram realizadas entrevistas com 20 adolescentes, utilizando perguntas de caráter exploratório, embasadas no método clínico piagetiano, a partir das quais a noção de mobilidade social em adolescentes foi classificada em três níveis sociais propostos por Delval. Mediante os resultados obtidos, pode-se concluir que a noção do conceito em questão é de difícil aquisição pelos adolescentes. Devido a isso, destaca-se a importância do tema para cursos de licenciatura, especialmente o de Ciências Sociais.

 

Biografia do Autor

Ariella Silva Araujo, UNESP, campus Araraquara

Graduanda do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade

 

Estadual Paulista /Campus Araraquara

Ligiane Raimundo Gomes, Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior – ITES

Professora Doutora do Departamento de Educação do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

Araujo, A. S., & Gomes, L. R. (2010). A NOÇÃO DE MOBILIDADE SOCIAL EM ADOLESCENTES. Educar Em Revista, 26(38), p. 193–204. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12360

Edição

Seção

Demanda Contínua