A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro.

Autores

  • Glauce Maris Pereira Barth

Palavras-chave:

Leitura de Imagem, Arte, Matemática, História do Café, Percepção Visual

Resumo

Este artigo revela a interdisciplinaridade entre Arte, Matemática e História, revelando o quanto elas são justapostas. Foi abordada a leitura de imagem envolvendo a ótica de gênero na obra “Café” do artista Cândido Portinari. Há uma abordagem da história do café e uma discussão das possíveis relações matemáticas que a obra oferece. Houve uma preocupação em aliar a leitura tanto histórica quanto da linguagem do pensamento e percepção visual. 

 

Biografia do Autor

Glauce Maris Pereira Barth

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha de Pesquisa Educação Matemática. Capacitadora de Alfabetizadores Voluntários do Programa Alfabetizando com Saúde e Hora da EJA da Prefeitura Municipal de Curitiba, Coordenadora de turmas e capacitadora do Programa Brasil Alfabetizado 2005/2007. Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba.

Downloads

Como Citar

Barth, G. M. P. (2009). A leitura do café: suas possíveis relações matemáticas e a perspectiva de genêro. Educar Em Revista, 25(35), p. 153–164. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12000

Edição

Seção

Demanda Contínua