Ação como solução ao problema mente e corpo na teoria de Piaget
Palavras-chave:
mind, body, Piaget, mente, corpoResumo
Discute-se o problema da relação entre mente e corpo na teoria de Piaget.
A relação entre mente e corpo é explicada por Piaget em termos de um
paralelismo entre a psique e os processos físicos. Por um lado, o corpo é
uma parte integral do mundo de objetos materiais e, como tal, obedece às
regras da causalidade. Por outro lado, a mente é uma unidade formal e,
como tal, obedece à lei da necessidade formal que é a implicação. Qual a
relação entre eles? Todas as formas de conhecimento originam-se da ação
sensório-motora. Ações são primeiro somente rítmicas e depois reguladoras.
Regulações dão origem a diferentes formas de comportamento de
regras e consciência de normas. Essa consciência requer uma distinção entre
fatos e normas, causas e significados, assim como a distinção entre corpo e
mente. No entanto, os dois pólos desses pares são sempre complementares
um em relação ao outro. O princípio de equilibração regula o isomorfismo
potencial entre mente e corpo, como seu desenvolvimento em uma espiral
geral de conhecimento. O corpo constitui o mediador entre o self e o meio,
assim como essa mediação constitui, inversamente, o self ele mesmo.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.