CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE EXTUBAÇÃO OROTRAQUEAL: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58144

Palavras-chave:

Enfermagem, Extubação, Segurança do Paciente, Unidades de Terapia Intensiva, Educação Continuada.

Resumo

Objetivo: descrever quais os cuidados de enfermagem no processo de extubação orotraqueal de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.
Método: revisão integrativa com busca de dados entre junho de 2017 e fevereiro de 2018 nas seguintes bases: Medline/PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Base referencial da Editora Elsevier, Banco de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde, e Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
Resultados: nos 12 artigos eleitos por estarem em conformidade com os critérios de inclusão, foram identificados 16 cuidados de enfermagem que se resumem em três momentos: antes, durante e depois da extubação propriamente dita.
Conclusão: no processo de extubação orotraqueal, a aplicação de cuidados de enfermagem baseada em evidências é essencial para assegurar a segurança do paciente, prevenindo complicações, reduzindo tempo de internação e custos.

Biografia do Autor

Tessy Nnonyelum Miozzo Ezeagu, Universidade Federal do Paraná Complexo do Hospital de Clínicas do Paraná

Enfermeira. Especializada em Atenção Hospitalar Cardiovascular pelo Complexo do Hospital de Clínicas do Paraná. Pós graduada Auditora de serviços de saude pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Anna Carolina Gaspar Ribeiro, Complexo Hospital de Clínicas do Paraná Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Antenção Hospitalar Cardiovascular do Complexo do Hospital de Clínicas do Paraná.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Ezeagu, T. N. M., & Ribeiro, A. C. G. (2019). CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE EXTUBAÇÃO OROTRAQUEAL: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58144

Edição

Seção

Revisão