Open Journal Systems

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: CUIDADO EM LIBERDADE?

Daiana Foggiato de Siqueira, Priscila de Melo Zubiaurre, Fernanda Demetrio Wasum, Júlia Oliveira Silveira, Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Keity Laís Siepmann Soccol

Resumo


Objetivo: compreender as ações de cuidado prestadas pelos trabalhadores de saúde aos usuários de substâncias psicoativas no território.

Materiais e Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Desenvolvida em duas Estratégias Saúde da Família de um município do Rio Grande do Sul-Brasil. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com trabalhadores de saúde e utilizou-se análise de conteúdo temática.

Resultados: os dados foram organizados em duas categorias: ações no território: cuidado em liberdade? E, fragilidades do território. Percebeu-se que os trabalhadores enfrentam desafios na promoção do cuidado em liberdade aos usuários, tais como a fragilidade e o retrocesso das políticas públicas.

Considerações finais: é relevante a resistência dos trabalhadores frente aos retrocessos e o fortalecimento de outras estratégias de cuidado no território, promovendo cuidado em liberdade e integral aos usuários de substâncias psicoativas.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Assistência à Saúde mental.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.92268