PANORAMA DOS INCIDENTES DE SEGURANÇA ENVOLVENDO PACIENTES PEDIÁTRICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Objetivo: analisar o perfil e as características dos incidentes de segurança ocorridos entre 2015 e 2019 com pacientes pediátricos notificados no sistema informatizado de um hospital universitário.
Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, com 2.558 notificações em instituição do sul do Brasil. Estatística descritiva e teste qui-quadrado foram utilizados para a análise dos dados.
Resultados: ocorrência maior de incidentes de segurança relacionada a medicações/fluidos intravenosos (n=643; 25,1%), dieta/alimentação (n=448; 17,5%), processo/procedimento clínico (n=384; 15,0%), dispositivos/equipamentos médicos (n=304; 11,9%), acidentes do paciente (n=273; 10,7%). Unidades de internação e terapia intensiva estão mais relacionadas à ocorrência de incidentes; turno de trabalho não esteve relacionado ao tipo de incidente notificado.
Conclusão: o panorama dos incidentes de segurança pode nortear estratégias para a qualificação do cuidado na instituição em estudo e colaborar com outros serviços de saúde na identificação de situações de risco para a criança hospitalizada.