Open Journal Systems

PANORAMA DOS INCIDENTES DE SEGURANÇA ENVOLVENDO PACIENTES PEDIÁTRICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Dinara Dornfeld, Letícia Maria Hoffmann, Marina Scherer Silveira, Sabrina dos Santos Pinheiro, Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá, Márcia Koja Breigeiron, Wiliam Wegner

Resumo


Objetivo: analisar o perfil e as características dos incidentes de segurança ocorridos entre 2015 e 2019 com pacientes pediátricos notificados no sistema informatizado de um hospital universitário.

Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, com 2.558 notificações em instituição do sul do Brasil. Estatística descritiva e teste qui-quadrado foram utilizados para a análise dos dados.

Resultados: ocorrência maior de incidentes de segurança relacionada a medicações/fluidos intravenosos (n=643; 25,1%), dieta/alimentação (n=448; 17,5%), processo/procedimento clínico (n=384; 15,0%), dispositivos/equipamentos médicos (n=304; 11,9%), acidentes do paciente (n=273; 10,7%). Unidades de internação e terapia intensiva estão mais relacionadas à ocorrência de incidentes; turno de trabalho não esteve relacionado ao tipo de incidente notificado.

Conclusão: o panorama dos incidentes de segurança pode nortear estratégias para a qualificação do cuidado na instituição em estudo e colaborar com outros serviços de saúde na identificação de situações de risco para a criança hospitalizada. 


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Pediatria; Criança Hospitalizada; Gestão da Segurança; Gerenciamento de Risco.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v29i0.91995