Open Journal Systems

ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Ludmila Anjos de Jesus, Laura Emmanuela Lima Costa, Monalliza Gama Oliveira, Virgínia Ramos dos Santos Souza, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Rudval Souza da Silva

Resumo


Objetivo: identificar a produção científica brasileira acerca do ensino da consulta de enfermagem na formação do enfermeiro.

Método: estudo descritivo de natureza bibliométrica, realizado no portal da Biblioteca Virtual em Saúde e na PubMed, de abril a maio de 2021, tendo como critérios de inclusão: artigos completos, em português ou inglês, publicados de 2009 a 2020.

Resultados: identificaram-se 13 estudos, sendo quatro publicados em um periódico B2 da região do Nordeste, contudo, oriundos predominantemente da Região Sul (38,46%), destacando-se os do tipo relato de experiência. As temáticas mais observadas relacionavam-se às metodologias de ensino, sobretudo, as ativas e com uso de ferramentas tecnológicas. A consulta de enfermagem não foi revelada como uma das palavras-chave mais frequentes.

Conclusão: ao constatar a incipiência da produção relativa à temática, este estudo fornece subsídios para ampliação desta área do conhecimento, reverberando em melhorias no ensino da consulta de enfermagem e na formação do enfermeiro.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Ensino; Enfermagem no consultório; Bibliometria; Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473