ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Ensino, Enfermagem no consultório, Bibliometria, Enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar a produção científica brasileira acerca do ensino da consulta de enfermagem na formação do enfermeiro.
Método: estudo descritivo de natureza bibliométrica, realizado no portal da Biblioteca Virtual em Saúde e na PubMed, de abril a maio de 2021, tendo como critérios de inclusão: artigos completos, em português ou inglês, publicados de 2009 a 2020.
Resultados: identificaram-se 13 estudos, sendo quatro publicados em um periódico B2 da região do Nordeste, contudo, oriundos predominantemente da Região Sul (38,46%), destacando-se os do tipo relato de experiência. As temáticas mais observadas relacionavam-se às metodologias de ensino, sobretudo, as ativas e com uso de ferramentas tecnológicas. A consulta de enfermagem não foi revelada como uma das palavras-chave mais frequentes.
Conclusão: ao constatar a incipiência da produção relativa à temática, este estudo fornece subsídios para ampliação desta área do conhecimento, reverberando em melhorias no ensino da consulta de enfermagem e na formação do enfermeiro.
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