ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Enfermagem no consultório, Bibliometria, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar a produção científica brasileira acerca do ensino da consulta de enfermagem na formação do enfermeiro.

Método: estudo descritivo de natureza bibliométrica, realizado no portal da Biblioteca Virtual em Saúde e na PubMed, de abril a maio de 2021, tendo como critérios de inclusão: artigos completos, em português ou inglês, publicados de 2009 a 2020.

Resultados: identificaram-se 13 estudos, sendo quatro publicados em um periódico B2 da região do Nordeste, contudo, oriundos predominantemente da Região Sul (38,46%), destacando-se os do tipo relato de experiência. As temáticas mais observadas relacionavam-se às metodologias de ensino, sobretudo, as ativas e com uso de ferramentas tecnológicas. A consulta de enfermagem não foi revelada como uma das palavras-chave mais frequentes.

Conclusão: ao constatar a incipiência da produção relativa à temática, este estudo fornece subsídios para ampliação desta área do conhecimento, reverberando em melhorias no ensino da consulta de enfermagem e na formação do enfermeiro.

Biografia do Autor

Ludmila Anjos de Jesus, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA. Enfermeira do Instituto Federal Baiano.

Laura Emmanuela Lima Costa, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Graduada em Enfermagem pela UCSAL e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNOPAR. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas do Campus IV, Curso de Educação Física, e Enfermeira do Governo do Estado da Bahia. 

Monalliza Gama Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA.

Virgínia Ramos dos Santos Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Enfermagem e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Professor Titular-Livre na Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE) da UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2.

Ana Lúcia Arcanjo Oliveira Cordeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA - Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia.

Rudval Souza da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Como Citar

Jesus, L. A. de, Costa, L. E. L., Oliveira, M. G., Souza, V. R. dos S., Silva, G. T. R. da, Cordeiro, A. L. A. O., & Silva, R. S. da. (2022). ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84473

Edição

Seção

Revisão